topo_cabecalho
Capes lança programa de apoio à formação de recursos humanos na área de Ciências Forenses

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Programas e Bolsas no País e com o apoio da Academia Brasileira de Ciências Forenses, divulga nesta sexta-feira, 2, o primeiro edital do Programa Pró-Forenses.

 

O programa tem o objetivo de estimular, no país, a realização de projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior (IES), possibilitando a produção de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos pós-graduados aplicados em Ciências Forenses, contribuindo, assim, para desenvolver e consolidar o pensamento brasileiro na área.

 

Inscrições


As propostas deverão ser enviadas à Capes, conforme as especificações do edital, em duas vias (uma impressa, por correio, e outra digitalizada, em formato PDF, para o e-mail cienciasforenses@capes.gov.br) até o dia 5 de agosto de 2014.

 

Áreas temáticas


Serão contempladas as áreas temáticas para apoio à formação de recursos humanos relacionadas a Antropologia, Medicina e Odontologia Forense; Engenharia Legal; Genética Forense; Gestão Pública e Pesquisas Jurídicas Aplicadas às Ciências Forenses; Multimídia forense; Perícia Ambiental; e Química Forense.

 

Modalidades de Apoio


Serão financiadas bolsas no país, incluindo doutorado, doutorado sanduíche no país, pós-doutorado e professor ou pesquisador visitante do exterior (PVE) e no exterior, abarcando doutorado sanduíche, estágio pós-doutoral e estágio sênior, além de passagens aéreas, diárias para missões de pesquisa e docência e auxílio-moradia, dentre outros benefícios.

 

De acordo com o edital, serão apoiados até quinze projetos, com previsão de divulgação do resultado final em outubro de 2014.

 

(Capes)


Data: 02/05/2014