MEC aplicará teste de inglês nas Universidades Federais

Resultado servirá como base para projetos e políticas públicas de internacionalização

O Ministério da Educação (MEC) vai realizar, até junho deste ano, nas Universidades Federais, um diagnóstico sobre a capacidade de proficiências na língua inglesa de estudantes, docentes e técnico-administrativos. O resultado do teste será utilizado pelo Governo Federal para melhorar projetos e políticas públicas de internacionalização das instituições.

A pretensão do MEC é aplicar 430 mil testes TOEFL/ITP, e com isso mapear o conhecimento do idioma nas instituições de ensino superior público, que segue no processo de internacionalização após seu período de expansão. De acordo com o Ministério, um dos principais objetivos é definir recursos orçamentários para 2015, e com isso melhorar a estrutura institucional, permitindo maior eficácia no trabalho das assessorias internacionais.

Após a avalição, o MEC pretende incluir mais estudantes no curso de inglês My English Online, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e priorizar matrículas em cursos presenciais do Programa Inglês Sem Fronteiras (ISF), da Secretaria de Educação Superior (Sesu). Os dois programas atuam como incentivo ao estudo do inglês e correção do déficit de proficiência.

Segundo o Governo, atrelados os aspectos de investimento institucional e domínio da língua, o processo de internacionalização das Universidades Federais deverá avançar nos aspectos de mobilidade acadêmica, a exemplo do programa Ciência Sem Fronteiras (CSF) e outros que incentivam a mobilidade inversa, com a vinda de estudantes e docentes estrangeiros para o Brasil. O teste também deverá ser aceito para ingresso e conclusão em cursos de pós-graduação e concessão de bolsas aos alunos selecionados para o Prova Jovens Talento.

O TOEFL/ITP é um dos principais testes de proficiências do inglês no mundo e adotado por instituições de ensino. Ele avalia habilidades linguísticas auditiva, leitura, oral e escrita. As Universidades terão até o dia 6 de maio para fazerem a preparação prévia de aplicação do teste e enviar ao MEC. A realização da primeira etapa acontecerá entre 13 de maio e 9 de junho.

Para mais informações sobre o assunto basta acessar aqui.

(Andifes)

Data: 30/04/2014