Abertas inscrições para maratona de projetos de tecnologias digitais

Programadores, designers e outros inventores de todo o Brasil enfrentarão uma maratona de 48 horas, de 16 a 18 de maio, com o objetivo de desenvolver projetos que visem a transparência de informações públicas por meio de tecnologias digitais. Trata-se da segunda edição do Hackathon Dados Educacionais, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o apoio da Fundação Lemann, que acontecerá em Brasília e distribuirá R$ 10 mil em bolsas para a implementação dos projetos.

A iniciativa é uma maratona que busca reunir profissionais de diversas áreas com o propósito de discutir e criar soluções diversificadas de disseminação e promoção do uso dos dados produzidos pelo Inep.

A expectativa é proporcionar um espaço para interação e formulação de ideias sobre como apresentar os dados educacionais de maneira mais relevante e compreensível para a sociedade. A realização do Hackathon atende à necessidade de potencializar o acesso aos dados e aos resultados das avaliações produzidos pelo Instituto para diferentes públicos.

O Inep vem estudando maneiras inovadoras de divulgação, incluindo o uso das redes sociais. Para o presidente do instituto, professor Chico Soares, “o Hackathon é uma proposta que pretende estimular profissionais de diferentes áreas a tornar os dados produzidos pelo Inep mais relevantes para a sociedade”.

Inscrição

Os interessados devem preencher o formulário disponível na página do Inep na internet até as 23h59 do dia 16 de abril, apresentando uma proposta de projeto em visualização de dados. No ato da inscrição, o candidato deve anexar um vídeo apresentando a ideia.

Há 30 vagas individuais. Os grupos serão formados no primeiro dia do evento. Os participantes e equipes que tiverem suas propostas selecionadas terão as despesas de passagens aéreas, hospedagem e alimentação custeadas pelo Inep. Material de orientação e ficha de inscrição estão disponíveis nas páginas do Inep e da Fundação Lemann.

Os vencedores receberão bolsas oferecidas pela Fundação Lemann para a implementação dos projetos: R$ 5 mil, R$ 3 mil, R$ 2 mil, respectivamente para primeiro, segundo e terceiro colocados. O resultado da seleção será divulgado aos participantes no dia 28 de abril.

Em 2013 o projeto Escola que Queremos foi o vencedor da primeira edição do Hackathon. O grupo ganhador apresentou as possibilidades de um indicador multinível, a partir de um aplicativo que permite selecionar indicadores para a avaliação de uma escola de modo a saber se esta atende às necessidades de quem a procura.

Acesse a página do Inep

Acesse a página da Fundação Lemann

Acesse a página de inscrição

(MEC)