Modelos de inovação recebem prêmios em concurso do governo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) teve dois trabalhos entre os vencedores do 18º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Foram premiados os modelos de monitoramento de processos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ficou em segundo lugar, e do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que obteve a sexta colocação.

Os dez finalistas do concurso, organizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), foram anunciados na tarde desta terça-feira, 8, em Brasília.

O modelo de monitoramento, coordenado pela Diretoria de Gestão e Planejamento (DGP), é utilizado para inspecionar a aplicação do Enem. A iniciativa representa o aprimoramento na realização dos exames, já que, durante todo o processo, os avaliadores são acompanhados e passam por formação específica.

Em 2013, foram monitorados todos os 3.278 pontos de atenção que envolvem a realização do Enem e vão desde o planejamento do exame até a divulgação dos resultados. Na última edição, o número de inscritos apresentou crescimento de 24% em relação a 2012.

“Na medida em que foi necessária uma alteração no modelo de gestão do Enem, o Inep teve de construir uma ferramenta que lhe permitisse ser um integrador logístico das atividades dos vários parceiros na aplicação do exame”, destacou o diretor da DGP, Denio Menezes da Silva. O monitoramento ocorre em tempo real no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

BNI

O Banco Nacional de Itens do Enade permitiu a ampliação da participação da comunidade acadêmica nas diversas etapas de construção dos instrumentos. Houve reflexo ainda na quantidade de itens produzidos e armazenados, que passou de 730 para 1.271, ao longo do ciclo de avaliação 2009-2012.

A representante da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), Rosilene Cerri, ressalta também que “o modelo permitiu a apropriação dos conceitos e metodologias da avaliação, consolidando o diálogo entre o Inep e os demais atores envolvidos no processo”.

Concurso

Neste ano, o Concurso Inovação teve como vencedor o E-SIC – Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão, da Controladoria-Geral da União (CGU). O prêmio tem o objetivo de reconhecer e destacar equipes de servidores que implementam práticas inovadoras em gestão para melhoria dos serviços públicos e para a sociedade.

A iniciativa tem o apoio da Embaixada da França, da Embaixada Real da Noruega e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Do primeiro ao quinto lugar, o prêmio é composto de missões técnicas internacionais, com três viagens para a França, uma para a Noruega e uma para um país da América Latina. O sexto colocado é contemplado com uma bolsa de estudos para o Curso de Especialização em Gestão Pública da Enap. Para as propostas que conquistam do sétimo ao décimo lugar, são oferecidas vagas em curso de desenvolvimento gerencial, também promovido pela escola.

(MEC)

Data: 09/04/2014