Simpósio Instituições e Gestão Pública acontece a partir desta quarta em Sumé

Com o objetivo de discutir o tema Confiança institucional: democracia para quê e para quem?, será realizado desta quarta-feira (9) até a sexta-feira (11), no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande o III Simpósio Instituições e Gestão Pública da UFCG, evento que tem como ponto central a análise da gestão pública brasileira e discernir as razões motivadoras das manifestações ocorridas nos últimos tempos.

A conferência de abertura versará sobre a "Democracia, Instituições e civismo no Brasil". Já a conferência de encerramento terá como tema "O desafio do gestor e novas práticas de gestão pública", tendo como conferencista o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

O evento é voltado para professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores, servidores e funcionários públicos envolvidos com o processo de gestão.

Com a necessidade de consolidar estudos e pesquisas sobre a gestão pública, um grupo de professores e pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA/UFCG iniciou em 2011 um ciclo de discussões que tratou da realidade socioeconômica, administrativo-financeira e política da região do Cariri Paraibano. O III Simpósio Instituições e Gestão Pública da UFCG dará continuidade a estas reflexões.

O simpósio é coordenado pelos professores Kelly Cristina Costa Soares, Alex Bruno do Nascimento, José Maria Nóbrega, José Irivaldo Oliveira e Patrícia Caldas. A realização é do Grupo de Pesquisa Instituições, Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável, do CDSA/UFCG, Curso de Gestão Pública e Núcleo de Estudos da Violência da UFCG em parceria com o PET Gestão Pública, Política e Cidadania e da Empresa Júnior de Gestão Pública – Account.

A realização do evento recebe apoio do Núcleo de Pesquisa, Gestão Pública, Política e Cidadania, do Observatório de Políticas Públicas do Semiárido, do Banco do Brasil, da CAPES, do Sebrae, do Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas e da Criminalidade da UFPE, da Editora Universitária da UEPB e da Editora Universitária da UFCG.

Informações sobre o evento podem ser obtidas na página www.cdsa.ufcg.edu.br/sigp.

Veja a programação do simpósio:

9 de abril

19h30 – Conferência de abertura

Democracia, Instituições e civismo no Brasil

Prof. Dr. Antônio Sérgio Araújo Fernandes – NPGA/UFBA

10 de abril

9h-12h – Oficinas

Metodologia; nas áreas (licitação, projetos, compras governamentais, Sinconv – sistema de compras dos governos etc.); licenciamento ambiental; terceirização do setor público; projetos para captar recursos.

9h-12h – Curso para os prefeitos

Planos diretores: por que planejar? (Sebrae)

14h – Mesa redonda

Controle Social e Democracia: limites e desafios

Prof. Dr. José Antônio Gomes de Pinho NPGA/UFBA

Debatedores: Profa. Dra. Kelly Cristina Soares e Prof. Ms. Luiz Coelho CDSA/UFCG

15h30 – Coffee break

16h – Grupos de trabalho

Instituições políticas e democracia; Poder local e relações de cooperação; Gestão Sustentável; novas formas de gestão e participação.

19h – Conferência 2:

Governança na Nova República

Prof. Dr. Fernando Coelho USP

Comentador: Prof. Dr. Clóvis de Melo CH/UFCG

11 de abril

9h-12h – Oficinas

Metodologia; nas áreas (licitação, projetos, compras governamentais, Sinconv – sistema de compras do governo etc.)

9h-12h – Curso para os prefeitos

Planos diretores: por que planejar? (Sebrae)

14h-15h30 – Painéis

Trabalhos expostos (banners)