Hospitais universitários federais receberão R$ 970 milhões

O investimento previsto para os hospitais universitários federais em 2014 será R$ 970 milhões, segundo divulgou nesta quinta (3) o Ministério da Educação. O valor foi aprovado na primeira reunião do ano do Comitê Gestor do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De acordo com a Ebserh, os investimentos servirão para aquisição de equipamentos, medicamentos, produtos para saúde, além de reformas e ampliações dos hospitais. A primeira parcela de recursos está prevista ainda para o mês de abril.

Os critérios para liberação das verbas também foram aprovados e levarão em conta, entre outros itens, o porte das unidades, número de leitos, taxa de ocupação hospitalar, número de funcionários por leito e a inserção dos hospitais nas redes temáticas do Ministério da Saúde, como Rede Cegonha, Rede Psicossocial e Ações de Humanização.

A Ebserh foi criada em 2011 e tem como finalidade a gestão da rede de hospitais universitários federais. É uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação. Sua criação integra um conjunto de ações do governo federal com o objetivo de recuperar os hospitais vinculados às universidades federais.

(Agência Brasil)

Data: 04/04/2014