Comissão institucional avaliará hospitais universitários da UFCG

Objetivo é identificar demandas de pessoal, equipamentos e estruturas para a encaminhamentos à Ebserh

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) já deu início aos encaminhamentos administrativos para a gestão compartilhada dos hospitais universitários Alcides Carneio (HUAC), em Campina Grande, e Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Nesta quinta-feira, dia 3, o reitor Edilson Amorim encaminhou ofício às direções das unidades hospitalares comunicando que será constituída uma comissão para, em articulação com os ministérios da Saúde e da Educação e as prefeituras de Campina Grande e Cajazeiras, fazer o diagnóstico dos serviços de assistência e das atividades de formação acadêmicas desenvolvidas nos hospitais da UFCG.

A comissão, que será setorizada para catalogação e estudos dos dados, estabelecerá a capacidade de oferta dos serviços de assistência e as atividades que serão desenvolvidas na formação acadêmicas dos alunos dos cursos da UFCG, especialmente os da área de Saúde.

O reitor afirmou que o diagnóstico apresentado pela comissão institucional, com propostas para assistência e formação, dimensionará o número de servidores a serem contratados, mediante concurso público, para os dois hospitais, ao mesmo tempo em que apresentará as demandas de equipamentos e ampliação física das unidades.

HUJB

Sobre a folha de pessoal do HUJB, Edilson Amorim afirmou que a universidade estará recebendo em breve, do MEC, recursos orçamentários para pagar os salários referentes aos meses de fevereiro e março, e que, até a efetiva gestão de pessoal pela Ebserh, a UFCG permanecerá em entendimentos com o ministério para garantir o repasse de verbas complementares.

Ainda este mês, a UFCG e a Ebserh estarão assinando o contrato e definindo o terreno para a construção do Hospital Universitário Geral de Cajazeiras, com 200 leitos. “A licitação dos projetos arquitetônicos será concluída ainda este ano”, ressaltou o reitor, afirmando que os recursos já estão reservados e foram atualizados para R$ 176 milhões.

Nota Pública

A Reitoria divulgou nesta sexta-feira, dia 4, nota pública se solidarizando com membros da comunidade universitária que foram impedidos de desempenhar suas atividades acadêmicas por ocasião de manifestação contrária à adesão à Ebserh, que bloqueou o acesso ao campus de Campina Grande nesta quinta.

Considerando os relatos de professores e alunos insatisfeitos com o fechamento dos portões, Edilson Amorim informou que – por solicitações de providências -  catalogará as denúncias recebidas e consultará a Procuradoria Federal buscando encontrar o melhor encaminhamento para garantir o direito das pessoas e o zelo do patrimônio público.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 04.04.14)

Data: 04/04/2014