topo_cabecalho
Enem 2013: Inep diz que não tem prazo para divulgar redações

Órgão do MEC responsável havia marcado liberação de consulta dos textos para o último dia 20

 

Depois de informar que os espelhos das redações do Exame Nacional de Ensino Médio 2013 (Enem 2013) seriam liberados no último dia 20 e adiar a divulgação para esta semana, o Inep agora diz que não há um prazo para que isso aconteça. De acordo com a nota enviada ao GLOBO pelo órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova, "as vistas das redações do Enem têm fins pedagógicos. Portanto, o Inep irá fornecer a vista, conforme prevê o edital do Enem. O edital, no entanto, não estabelece a data da divulgação".

 

É a terceira vez que o Inep dá uma resposta diferente em menos de um mês. As redações do Enem 2013 terminaram de ser corrigidas antes do último Natal. O prazo inicial de divulgação dos textos para os candidatos em 20 de março já diferia um mês e meio em relação à liberação da consulta no ano passado, que aconteceu em 6 de fevereiro. Questionado sobre a demora na divulgação das redações, o Inep informou em nota, enviada pela assessoria de imprensa, que "a divulgação deve ser feita da forma mais clara e segura".

 

O edital do Enem 2013 prevê que os candidatos terão vista de suas provas de redação, exclusivamente para fins pedagógicos, o que exclui a possibilidade de recorrer das notas. Além do texto escrito digitalizado, os estudantes terão acesso à pontuação atribuída pelos avaliadores em cada uma das cinco competências que servem como critérios de correção.

 

Em 2013, O GLOBO revelou que redações que haviam recebido nota 1000 continham erros de grafia como "enchergar", "trousse" e "rasoavel", além de desvios graves de concordância, o que contrariava os próprios critérios de correção do Enem. Na sequência, o jornal também mostrou que textos com inserções indevidas, como uma receita de miojo e o hino do Palmeiras, não foram penalizados com a nota 0.

 

Após as reportagens, o MEC e o Inep prometeram mais rigor na correção do Enem 2013 e alteraram alguns critérios de forma a evitar que novos erros aconteçam.

 

(O Globo)


Data: 01/04/2014