Movimento ecológico promove nesta quarta o 2º Grito das Piabas

Programação inclui diálogo com secretários municipais e apresentação de tese de doutorado sobre a revitalização do Riacho das Piabas

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas (ARRP) irá promover nesta quarta, dia 26, na Escola Luzia Dantas, no bairro do Alto Branco, o 2º Grito das Piabas.

Será uma programação diversificada, com início às 14h, incluindo um diálogo com secretários municipais de Campina Grande, mediado pelo frei Hermano José, da paróquia de São Francisco, e a apresentação da tese de doutorado sobre a revitalização do manancial, do biólogo Veneziano Guedes, defendida e aprovada no último dia 19, pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da UFCG.

“A apresentação da pesquisa de Veneziano em um local externo ao mundo acadêmico se reveste de significados especiais e se situa em uma prática que tem ocorrido ao longo dos três últimos anos. De fato, os participantes das reuniões mensais da articulação e dos eventos promovidos têm se envolvido regularmente nas discussões sobre as questões suscitadas pela pesquisa”, defende o professor Fernando Garcia, coordenador do Programa Universidades Cidadãs, que integra o movimento.

Ele explica que, nos últimos quatro anos, várias atividades foram promovidas pela ARRP, como caminhadas às nascentes do riacho, atos públicos, além de ações em escolas municipais e particulares. Existe também uma petição pela internet com o mesmo objetivo: revitalizar o riacho das piabas. Também foram realizados diversos trabalhos acadêmicos sobre esta temática.

A Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas é formada pelos representantes das comunidades próximas ao manancial e congrega entidades públicas e privadas, a exemplo de escolas, Igreja Católica, ONGs, Embrapa, Exército Brasileiro e a UFCG.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 25.03.14)

Data: 25/03/2014