Programa Matutando Agroecologia nas Ondas do Rádio comemora dois anos

Estudantes da UFCG em Sumé produzem e apresentam o programa

O Programa Matutando Agroecologia nas Ondas do Rádio chega ao seu segundo ano de ‘conversa de pé do ouvido’ entre estudantes do Centro de Desenvolvimento do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, e o agricultor familiar do Cariri paraibano.

Considerado instrumento de educomunicação, o rádio ainda é o grande aliado do homem do campo, sem dúvida, o mais popular e o de maior alcance público, constituindo-se, muitas vezes, no único a levar informação para populações de regiões que não têm acesso a outros meios. Foi nessa perspectiva que o Matutando foi pensando e desde 2012 vem dando seu recado, de forma simples, objetivando socializar com os agricultores os saberes gerados na Academia, numa tentativa de reduzir a distância entre a comunidade científica e a rural para minimizar os impactos lesivos ao ambiente natural.

A equipe responsável pela produção do Matutando, formada por Paolla Leite (Engenharia de Biossistemas), Alexandre Limeira, Tarcisio Tomas, Luiz Eduardo, Ligya Oliveira e Cristina Guimarães (Agroecologia), prepara cada edição do programa, com quadros que trazem informações, orientações e dicas sustentáveis nas temáticas de manejo e conservação do solo, adubação verde, forrageiras de ciclo curto e tecnologias apropriadas para a convivência com o Semiárido, além de entrevistas com convidados especiais.

Com um estilo informal e descontraído o Matutando procura resgatar também os valores da região, abordando assuntos conhecidos, a exemplo de plantas da localidade, receitas regionais, músicas e poemas de cantadores e declamadores conhecidos. O Matutando também tem participado de diversos eventos pelo Estado, como a Feira da Agricultura e a Marcha pela Vida das Mulheres e Agroecologia, sempre procurando intercambiar informações e dar visibilidades aos trabalhos desenvolvidos no CDSA. Esse ano o grupo inovou com o quadro Trilhas do Cariri, com uma viagem pitoresca pelas paisagens da região.

O Matutando é veiculado em Sumé, pela Rádio Cidade (1270AM) nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 16h, com duração de sete minutos, e em Serra Branca, pela Rádio Solidariedade (87FM), nas sextas-feiras, com duração de uma hora, espaço em que os estudantes dão um tom campestre às edições, seja declamando poemas, seja trazendo os típicos aboios do vaqueiro nordestino, seja com um repertório musical característico. “A preciosa parceria destaca a responsabilidade socioambiental das emissoras e o compromisso com a região”, ressalta a professora Adriana Meira Vital, coordenadora do projeto.

“A fala é espontânea, natural, para estabelecer empatia com o ouvinte e aproximar a linguagem técnica do vocabulário dos produtores rurais. Mais que isso: os locutores, estudantes do CDSA, procuram falar de maneira simples, como numa conversa feita no roçado, sem arranjos ou artifícios”, disse.

Segundo a professora, a partir do Programa muitos agricultores têm procurado os locutores buscando conhecer mais de perto as atividades desenvolvidas no campus universitário, permitindo assim uma maior aproximação dessas duas comunidades.

Ela complementa que “é possível verificar o bom desempenho das atividades do Programa, ou seja, o êxito obtido, a partir da audiência que se faz repercutir em diversos municípios do Cariri. Muito comum os locutores serem reconhecidos no município de ação local do programa, sobretudo nas comunidades rurais”.

“É igualmente possível anotar o sentimento de pertencimento e de empatia que se têm estabelecido a partir da veiculação do programa Matutando, o que tem direcionado as buscas por textos e notícias cada vez mais interessantes e apropriados a realidade”.

Segundo a idealizadora e coordenadora do Matutando, a professora Adriana Meira, o Programa Matutando tem se estabelecido como espaço de debates sobre transição agroecológica e conservação ambiental na região, fortalecendo o protagonismo juvenil e sua repercussão evidencia as ações desenvolvidas pelo Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri – PASCAR e pelo Espaço Didático de Educação em Solos do Laboratório de Solos - LASOL.

Nessa construção coletiva, a ideia da organização da rádio universitária já se fez emergir nas conversas com os participantes do Matutando, como forma de socializar os conhecimentos e informar a comunidade universitária dos acontecimentos pertinentes aos diversos cursos. Como experiência inovadora e positiva, o Programa Matutando trabalha focado na busca de novos caminhos de interação com seu público, sempre centrado no respeito ao homem e a mulher do campo e a juventude rural, tendo como pano de fundo a conservação dos solos do Cariri e a valorização do saber local.

A logomarca do programa, que se alinha à proposta do Matutando foi desenvolvida pelo também estudante de Agroecologia, Marcio Fernando.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG - 14.03.14)

Data: 14/03/2014