Adesão à Ebserh será rediscutida pelo Conselho Universitário da UFCG

Sessão extraordinária acontecerá na próxima terça-feira

O Colegiado Pleno do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) rediscutirá na próxima terça-feira, dia 18, a adesão da instituição à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A proposta, encaminhada pela administração central da UFCG com manifestação de apoio de conselheiros, será pauta única da sessão extraordinária que acontecerá no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, a partir das 9h.

A expectativa da reitoria é que, desta vez, os conselheiros tenham espaço oportuno e a tranquilidade necessária para debater sobre o tema e votar a adesão. No atual reitorado - após o MEC estabelecer que a adesão deve ser institucional –  será a terceira vez que a matéria entra em pauta. As sessões anteriores foram inviabilizadas pela invasão do auditório, por manifestantes contrários à Ebserh.

A necessidade da rediscussão da matéria em sessão extraordinária se deve ao fato da Justiça Federal ter estabelecido um prazo (dia 27/03) para que a universidade comprove a vinculação à Ebserh do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), localizado em Cajazeiras, ou promova, em caráter emergencial, a contratação de servidores temporários para aquela unidade.

“Outro fator imperativo é urgência na ampliação dos serviços, com a contratação de servidores efetivos e melhoria das instalações dos hospitais - HUJB e Alcides Carneiro (HUAC)”, destacou Edilson Amorim.

No último dia 20 de fevereiro, em reunião na Ebserh, as diretoras dos hospitais universitários, Berenice Ramos (HUAC) e Mônica Paulino (HUJB), ouviram do presidente da empresa, Rubens Rebelatto, que a adesão só será possível se for institucional. Ou seja, ou os dois aderem, ou nenhum.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 14.03.13)

Data: 14/03/2014