Centro mexicano de antropologia lança biblioteca Brasil-México com obras de brasileiros

Um dos títulos é de Otávio Velho, antropólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-diretor da SBPC

O Centro de Investigações e Estudo Superior de Antropologia Social (CIESAS) do México lançará nesta terça-feira (11) a Biblioteca de Antropologia e Ciências Sociais Brasil-México, no Centro Cultural Brasil - México (CCBM), situado na Embaixada do Brasil.

Os primeiros livros do acervo da biblioteca serão de três brasileiros. Otávio Velho, antropólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ) e ex-diretor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).  A obra é intitulada "Capitalismo autoritário y campesinado. Um  estudio comparativo a partir de la frontera em movimiento", com introdução de Pablo Seman.

Outro título, "La utopia urbana. Un estudio de Antropologia Social", assinado por Gilberto Velho (1945 a abril de 2012), irmão de Otávio Velho. A introdução dessa obra é realizada por Claudia C. e Zamorano Villarreal.

Por último, a obra "El índio y el mundo de los blancos. Una interpretación sociológica de la situación de los tukuna", realizada por Roberto Cardoso de Oliveira, com introdução de Miguel Alberto Bartolomé.

(Jornal da Ciência)

Data: 10/03/2014