Descubra os benefícios de ser bilíngue para o cérebro

Você sabia que falar dois idiomas, além de ser bom para o seu currículo, também traz benefícios para o seu cérebro? Entenda

Atualmente, quase todos sabem que conhecer um idioma além do português é essencial para a carreira. Por isso, cada vez mais cedo pessoas têm buscado por escolas e aulas particulares para aprender uma nova língua. O que poucos sabem é que além dos benefícios profissionais, ser bilíngue também traz vantagens para o cérebro.

O primeiro benefício cerebral ao aprender um novo idioma é nas habilidades cognitivas. A cognição está estritamente ligada à percepção e ao raciocínio. Ao aprender mais de uma língua, seu cérebro adquire a capacidade de “ligar” e “desligar” diferentes partes estruturais. Se você consegue alternar entre a área de escrita, fala e audição entre dois idiomas, seu cérebro se torna mais rápido e flexível.

Além disso, essa habilidade também pode prevenir o Alzheimer. Pessoas que ao longo da vida aprenderam a falar mais de um idioma demoram aproximadamente o dobro do tempo para apresentar os sintomas do Alzheimer. A idade média dos portadores da doença que falam somente uma língua é de 71.4, enquanto para os bilíngues é de 75.5.

A memória também se beneficia dos idiomas. Para aprender outra língua, é necessário não só memorizar palavras como também regras gramaticais e a fonética. Esse tipo de exercício incentiva a memória e pode ajudá-lo a decorar outras coisas, além do idioma em si.

As pessoas bilíngues também tendem a ter uma capacidade maior de se manterem focadas, já que eles aprendem a focar nas informações importantes e descartar as irrelevantes, além de aumentar o conhecimento em línguas. A maior aproximação com a linguagem melhora a escrita e a comunicação verbal.

Para as crianças, aprender um novo idioma também traz muitos benefícios. Por meio desse tipo de aprendizado, elas aprendem a desenvolver o pensamento abstrato, a concentração e habilidades analíticas.

Por isso, é importante que você comece a aprender um novo idioma o mais rápido possível. Escolha aquele que mais tem a ver com o seu perfil, encontre um curso adequado e parta para a ação. Boa sorte!

(Universia)

Data: 05/03/2014