Entenda como a internet influencia no seu planejamento de aulas

A nova geração de alunos que cresceu com a internet necessita de um planejamento de aulas diferente do que é feito atualmente. Veja como se adaptar a isso

Para a nova geração de jovens, informação não é uma coisa escassa. Para quem cresceu tendo contato direto com as redes sociais e o Google, receber novas informações em pouco tempo é uma situação comum. Os adolescentes que cresceram nos últimos anos não sentem dificuldade para assimilarem dados e acompanhar linhas de raciocínio complexas. Por isso, é importante que as suas aulas se adaptem a esse novo perfil de aluno.

Uma das formas de criar aulas mais interessantes para esses jovens é instigar dúvidas e evitar fornecer respostas fáceis. Ao invés de propor um exercício base, dê questões problemas e peça para que eles observem um exemplo de como responder a pergunta. Depois disso, evite ao máximo ajudá-los com os exercícios – deixe que eles mesmos absorvam o exemplo e adaptem a solução de acordo com o problema.

É importante, também, ensiná-los a filtrar informações. Com o acesso fácil à internet, é comum recebermos um volume enorme de dados que, muitas vezes, é inútil para o nosso aprendizado. Por isso, mostre-os quais são os conceitos realmente importantes para eles e incentive-os a ponderar antes de absorver qualquer coisa.

Além disso, utilize mapas e gráficos que podem ser mais difíceis para compreender. Por mais que a internet forneça uma enorme quantidade de informações, a habilidade de interpretar esse tipo de dado não é tão simples. Incentive os seus alunos a compreender esse tipo de conteúdo e eles irão se diferenciar dos outros estudantes.

Com essas dicas, as suas aulas irão se destacar e você será um professor apto para ensinar de maneira completa e eficaz os novos tipos de alunos.

(Universia)

Data: 13/02/2014