Colegiado Pleno autoriza a implantação do campus da UFCG em Pombal - PB

Resoluções assinadas pelo Presidente do Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz nesta quarta-feira, 26 de abril, autorizam a implantação do campus da citada Universidade na cidade de Pombal, localizada no Sertão da Paraíba, e criam, no novo campus, o Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA, ao qual estará vinculada a Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos - UAATA. O total de vagas para os 2 novos cursos de graduação, que são Ciências Agrárias e Tecnologia de Alimentos, serão divulgadas posteriormente pela Universidade, informou a professora Vânia Sueli G. Rocha, que responde pela Comissão de Avaliação Institucional da UFCG. O MEC destinou 13 vagas para a contratação de docentes, que atuarão no citado campus.

O campus de Pombal terá o nome “Ministro Celso Furtado”, filho ilustre daquela cidade, e sua localização será no bairro Janduhy Carneiro, que fica em uma área a 2 Km do centro da cidade na qual residem 33 mil habitantes.

A criação do novo campus da UFCG faz parte da expansão do ensino superior no Brasil, exigida pela Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação. O Reitor Thompson Mariz considerou importante a expansão da UFCG naquela região.

O Reitor esteve recentemente conhecendo o local acompanhado de várias autoridades e também do assessor especial da Reitoria, professor Martinho Queiroga Salgado, que está com a responsabilidade de tratar de todos os assuntos referentes à criação, instalação e implantação deste novo Centro de Ensino Superior da Universidade.

A Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos  - UAATA, vai oferecer os cursos de graduação em Ciências Agrárias e Tecnologia de Alimentos. A organização e a forma de funcionamento da Unidade Acadêmica obedecerá às disposições do Estatuto e do Regimento Geral da UFCG, e da legislação federal pertinente. A Unidade será dirigida por uma administração executiva colegiada pro-tempore, designada pelo Reitor.

Data: 27/04/2006