Programa de extensão universitária lança edital para receber projetos

Objetivo do ProEx té apoiar instituições públicas de ensino superior para que desenvolvam programas ou projetos de extensão que contribuam para implementação de políticas públicas

A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação lançou o edital 2015 do Programa Nacional de Extensão Universitária (ProExt). O edital prevê que programas e projetos de extensão universitária poderão receber recursos de até R$ 300 mil para desenvolver as atividades.

Podem participar as universidades públicas federais, estaduais e municipais, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, os centros federais de educação tecnológica e as instituições comunitárias. As instituições têm prazo até 28 de março deste ano para encaminhar as propostas. As inscrições podem ser feitas na página do programa na internet.

O ProExt tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior para que desenvolvam programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas.

Para a edição de 2015, os programas com dois anos de duração podem receber até R$ 300 mil e os projetos com duração de um ano podem receber até R$ 100 mil. No edital anterior, os valores eram, respectivamente, de R$ 150 mil e R$ 50 mil. O novo edital permite a participação das instituições comunitárias.

Entre os temas dos trabalhos desenvolvidos pelo ProExt estão a erradicação do trabalho infantil, a violência urbana, a inclusão digital e o apoio às atividades de escolas públicas.

O Proext foi lançado em 2003 e conta com 18 parceiros institucionais, entre eles ministérios como o Cultura, o da Justiça e o do Desenvolvimento Agrário, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan).

(Yara Aquino/ Agência Brasil)

Data: 11/02/2014