UFCG implanta novo sistema de consulta ao acervo de suas bibliotecas

Estão catalogados 74.400 arquivos, entre livros, monografias, artigos e outras publicações

Já está no ar o novo sistema de consulta ao acervo das bibliotecas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Lançado no último dia 03, o sistema foi otimizado e conta com mais opções de busca.

Além da busca clássica: titulo, autor e assunto, o sistema oferece ainda pesquisa por autores secundários, local de publicação, editora, ano de publicação, relevância, campus onde se situa o livro, e o tipo do material pesquisado, a exemplo de livros, trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese.

“Pelo sistema antigo, a busca só poderia ser realizada por título, autor e assunto, e não podia ser uma busca combinada, apenas um dos links funcionava. Agora, as opções de buscas estão mais completas facilitando a vida do usuário”, explica o analista de Tecnologia da Informação, Leandro Ventura, do Setor de Tecnologia da Informação (STI) da UFCG.

O sistema disponibiliza ainda a ficha catalográfica do livro e também seu formato MARC (Machine Readable Cataloging), que é a catalogação legível por computador usada mundialmente.

Estão catalogados no novo sistema 74.400 arquivos, entre livros, monografias, artigos e outras publicações, de todos os campi da instituição. A próxima novidade do sistema será a implantação da reserva online, prevista para ser lançada em julho.

Acesse aqui o novo sistema da biblioteca: http://biblioteca.ufcg.edu.br/

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 06.02.14)

Data: 06/02/2014