MEC fará cadastro on-line de estudantes com ensino superior

O Ministério da Educação reunirá, em um banco público on-line, informações sobre a graduação e o nome da instituição cursada por um determinado estudante.

O chamado "Sistema de Consulta de Graduados" terá, além desses dados, o ano de conclusão do curso de egressos de instituições públicas e privadas a partir de 2010.

De acordo com portaria publicada nesta terça-feira (4) no "Diário Oficial" da União, a consulta poderá ser feita por qualquer pessoa. Para isso, será preciso apresentar três dados: o nome completo do graduado ou seu CPF; nome da instituição de ensino superior e a data de nascimento do estudante ou o nome da mãe.

Segundo a pasta, o objetivo é diminuir a possibilidade de fraudes em situações em que esse tipo de informação é exigida, como uma entrevista de emprego, por exemplo. Com esse banco disponível, o empregador pode checar de forma rápida a veracidade das informações prestadas.

Esse novo sistema terá como base as informações coletadas para o censo do ensino superior, realizado anualmente.

(Estadão)

Data: 05/02/2014