Em entrevista, presidente da Ebserh assegura ampliação da prestação de serviços de saúde

Em entrevista a uma rádio local, na manhã desta quarta-feira, dia 5, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Rubens Rebelatto, afirmou que a adesão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) à empresa irá proporcionar uma melhor dinâmica na gestão dos hospitais universitários, além de garantir a realização de reformas estruturais e uma reestruturação tecnológica, com a compra de equipamentos, que resultarão na melhor formação dos profissionais de saúde e na ampliação do atendimento à população pelo SUS.

“A Ebserh é uma estatal, com capital público, com recursos do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, que irá auxiliar as universidades na administração dos hospitais universitários, fazendo com que possam atender 100% pelo SUS, com excelência, cumprindo seu papel na formação profissional”, ressaltou o dirigente, ao telefone, direto de Brasília.

Ele falou que uma das principais funções da Ebserh é recompor a força de trabalho dos hospitais universitários do país, que há muito tempo vem sendo atingidos pela carência de profissionais para execução do seu papel na formação dos estudantes e na assistência à população.

Ao ser perguntado o que a comunidade - “maior interessada, pois a ela não interessa quem administra; e sim, a qualidade dos serviços oferecidos” - pode esperar na melhoria dos serviços, Rebelatto destacou a importância de quem administra e afirmou que não haverá uma transferência única para a empresa administrar o hospital, pois será assinado um contrato de parceria estatal, para melhor atender à população - que pode esperar a revitalização física dos hospitais e a ampliação dos serviços de atenção à sociedade.

O presidente da Ebserh também afirmou que, juntamente com a universidade e a direção do hospital, será desenvolvido um plano de reestruturação, com a compra de novos equipamentos, e novas construções para o consequente aumento da prestação de serviço, junto ao gestor municipal de saúde, para que os hospitais cada vez mais se integrem ao sistema de saúde público.

“Será realizado concurso público de provas e títulos para contratação dos profissionais necessários para que os hospitais universitários possam cumprir adequadamente o que já fazem e possam programar a ampliação da prestação de serviços necessários à população da região”, pontuou.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 05.02.14)

Data: 05/02/2014