Como "sobreviver" ao primeiro semestre da faculdade

2014 será o seu primeiro ano na faculdade? Descubra o que você precisa saber para sobreviver ao primeiro semestre sem traumas

Você passou no vestibular e o seu primeiro semestre de aulas está para começar? Parabéns! Uma nova fase da sua vida se iniciará, cheia de surpresas e mudanças. Que tal se preparar para algumas delas conhecendo um pouco do que está por vir e, assim, sobreviver ao primeiro semestre da faculdade?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que entrar na faculdade implica em sair da sua zona de conforto. A partir do momento em que você começar a frequentar as aulas perceberá que tudo será diferente do que fora outrora: o jeito de ensinar dos professores, as personalidades dos seus colegas de sala... Enfim: você agora viverá uma realidade distinta da que conhecia até então, e é essencial que esteja preparado para lidar com ela.

Por se tratar de uma novidade, o primeiro semestre da faculdade exigirá bastante organização, caso contrário você poderá prejudicar suas notas ao esquecer prazos de entrega, orientações e conteúdos a serem estudados. Para evitar isso, crie listas de tarefas e faça anotações do que é dito durante as aulas.

Não é só porque você está numa universidade que o comportamento das pessoas será mais maduro do que no colégio. Seus professores exigirão maturidade, entretanto, você verá vários exemplos de atitudes infantis que talvez não esperasse encontrar num ambiente acadêmico. Tome cuidado para não se deixar influenciar e acabar ficando com uma má imagem para os seus colegas e mestres.

Por fim, uma última dica: vá com calma. Não se assuste se alguém da sua sala disser que passou 5 horas estudando, ou se outras pessoas estiverem participando de diversas atividades extracurriculares. Cada um tem um ritmo de aprendizado, e o primeiro semestre da faculdade o ajudará a encontrar o seu.

(Universia)

Data: 03/02/2014