UFCG disputará etapa final do Mundial de Programação

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi classificada para a fase mundial do  campeonato mundial de programação de software  - The ACM Internacional Collegiate Programamming Contest (ICPC) 2014 - que acontecerá de 22 a 26 de junho próximo, em Ekaterinburg, na Rússia.

O time do curso de Ciências da Computação, “Calma pessoal, calma...”, é formado pelos alunos de graduação Danilo Pimenteira, Mateus Dantas e Phyllipe César e tem como técnico o professor Rohit Gheyi. A classificação foi conquistada com a medalha de bronze na Maratona da Sociedade Brasileira de computação (SBC) do ano passado.

Essa é a segunda participação de uma equipe da UFCG na etapa final dessa prestigiada competição internacional. Em 2011, na Polônia, o time formado pelos alunos Diogo Anderson, Felipe Abella e Phyllipe César, e também treinados pelo professor Rohit Gheyi, sagrou-se campeão latino-americano.

Este ano participarão da competição mais de 90 mil acadêmicos de 24 mil universidades - entre eles, os principais programadores das 100 primeiras universidades do Mundo, das quais cinco são brasileiras. O objetivo é estimular a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Quadro de medalhas

Conheça as conquistas dos alunos do curso de Ciências da Computação em competições nacionais e internacionais.

- Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Informática em 2010 (Phyllipe César);

- Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Informática em 2011 (Felipe Abella);

- Medalha de Ouro na Olimpíada Internacional de Informática em 2011, a primeira conquistada por um brasileiro na história da competição (Felipe Abella);

- Medalha de Ouro na XV Maratona de Programação dos Alunos da USP em 2011(Diogo Anderson, Felipe Abella, Phyllipe César);

- Medalha de Ouro na Maratona da SBC em 2011 (Diogo Anderson, Felipe Abella, Phyllipe César);

- Campeão Latino Americano na ACM/ICPC em 2012 (Diogo Anderson, Felipe Abella, Phyllipe César);

- Medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Informática em 2013 (Mateus Dantas);

- Medalha de Ouro (1º lugar) na Olimpíada Ibero-americana de Informática em 2013 (Mateus Dantas);

- Medalha de Bronze (8o lugar) na XVII Maratona de Programação dos Alunos da USP em 2013 (Lucas de Matos, Mateus Dantas, Phyllipe César);

- Medalha de Ouro (1º lugar) na XVII Maratona de Programação dos Alunos da USP em 2013 (Felipe Abella);

- Medalha de Bronze na Maratona da SBC em 2013 (Danilo Pimenteira, Mateus Dantas, Phyllipe César).

(Carlos Leão – Asscom/CEEI/UFCG – 30.01.14)

Data: 30/01/2014