Parceria vai gerir unidades em cidades de três regiões do país

As universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Santa Maria (UFSM) e da Paraíba (UFPB) firmaram na terça-feira, 17, contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para parceria na administração de seus hospitais-escola. O acordo abrange o Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, o Hospital Universitário, em Santa Maria (RS), e o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa.

Com a parceria, será elaborado plano conjunto de reestruturação das três unidades, com a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica e para a recomposição do quadro de pessoal. Um dos principais objetivos da nova gestão é a reativação de leitos hoje sem uso por falta de pessoal para atendimento à população. Identificada a necessidade de contratação de profissionais, serão realizados concursos públicos.

De acordo com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, a parceria entre universidades e empresa são fundamentais para o sistema dos hospitais universitários federais. “A cada instituição que faz esse contrato conosco, fortalecemos a decisão que o país tomou na direção de tornar os hospitais universitários unidades de referência, tanto para a assistência 100% pelo SUS [Sistema Único de Saúde] quanto para a formação dos profissionais de saúde que o país necessita”, disse.

(MEC)

Data: 18/12/2013