Professor da UFCG debate escassez de engenheiros no mercado em programa de TV

A escassez de engenheiros no mercado de trabalho brasileiro foi o tema do programa Panorama Ipea, gravado na última quarta-feira, dia 11, em Brasília, com a participação do técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Paulo Meyer, e do professor Geraldo Baracuhy, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na ocasião representando o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea)

Por envolver ciência e tecnologia, a profissão é considerada fundamental para o crescimento econômico do país. Foram abordadas questões como a demanda por esses profissionais, a qualidades dos cursos de Engenharia no Brasil e como inserir os recém-formados no mercado de trabalho.

Destacando a necessidade dos engenheiros que atuam no mercado continuarem se capacitando  e adquirindo novos conhecimentos, Baracuhy revelou a grande concentração de mestres e doutores nas instituições de ensino superior. “No Brasil, temos 75% deste rol de engenheiros na academia e 25% no mercado, enquanto que em outros países, onde há um desenvolvimento muito mais significativo, essa relação é praticamente inversa”, comentou

O Panorama Ipea é uma parceria do instituto com o canal NBr. Além das entrevistas, o Panorama Ipea traz matérias sobre os assuntos em debate. O programa é exibido semanalmente pelo canal NBr, sempre às segundas-feiras, das 22h30min ás 23h, com apresentação de Daniel Castro.

Assista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=opqMnoCJNSg&feature=c4-overview&list=UUvFF3APvKR3Oequ1wrJCJKQ

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 13.12.13 - com dados do Ipea)

Data: 13/12/2013