Veículo em chamas fará parte de campanha educativa na UFCG nesta terça

Ação educativa contará com participação de várias entidades e terá início a partir das 8h da manhã no campus Campina Grande

Os números são impressionantes: mais de nove mil vítimas de acidente de moto atendidas este ano no Hospital de Traumas de Campina Grande, 472 pessoas autuadas e 131 prisões efetuadas por infração à Lei Seca, e uma média de 46,69 mortes por 100 mil habitantes na cidade – mais que o dobro da média nacional. Foi pensando em conscientizar os estudantes e reduzir o número de acidentes, que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceira com vários órgãos públicos, realiza nesta terça-feira, dia 10, a partir das 08h, no campus sede, a Operação Vá & Volte.

“Estamos perto das férias escolares e as estatísticas mostram que, por causa da imprudência e de comportamentos de risco, milhares de jovens brasileiros não retornam de suas férias. Muitos morrem, outros ficam incapacitados para sempre. Queremos mudar essa realidade”, afirma o prefeito universitário, Geraldo Baracuhy.

No início da manhã desta terça, representantes dos órgãos envolvidos realizarão um “comando educativo”, abordando estudantes e veículos na estrada do campus, distribuindo material educativo e prestando esclarecimentos sobre as graves consequências de se adotar um comportamento de risco no trânsito.

Às 11h, será realizada uma simulação de resgate de acidente com vítimas, pelo Corpo de Bombeiros, incluindo o uso de um veículo em chamas. A operação, que irá mobilizar diversas viaturas do Corpo de Bombeiros, será realizada no estacionamento do Bloco AB, em frente ao Centro de Extensão.

A Operação Vá & Volte conta com o apoio Corpo de Bombeiros, da Companhia de Trânsito da Polícia Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Secretaria de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), da Delegacia de Acidentes com Veículos e do Hospital de Trauma de Campina Grande.

(Gloriquele Mendes e Kennyo Alex - Ascom/UFCG – 09.12.13)

Data: 09/12/2013