Projeto Paraíba Grandes Nomes realiza exposição na UFCG em Sumé

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido e a Escola Agrotécnica de Sumé (EAS) estão recebendo a exposição “Paraíba Grandes Nomes” que apresenta nomes conhecidos e desconhecidos da Paraíba nos campos das artes, ciências e literatura. A mostra prossegue até a próxima quarta-feira (11), no hall da EAS, localizada no Campus da UFCG, em Sumé.

A exposição também é realizada simultaneamente no campus da Universidade Estadual da Paraíba, em Monteiro, até a quarta-feira, 11 de dezembro. Em seguida será exibida na cidade de Serra Branca.

O Paraíba Grandes Nomes apresenta a grandiosidade de personalidades como João Pedro Teixeira, Celso Furtado, Manoel Camilo dos Santos, Ariano Suassuna, Mário de Andrade; Margarida Maria Alves, José Lins do Rego, Zé Américo, Pedro Américo e os caririzeiros, Pinto do Monteiro e Miguel Guilherme. “São algumas personalidades que dão nome à ruas, praças, escolas e que nem sempre são conhecidos e conhecidas suas obras pelo grande público”, ressalta o coordenador do projeto, o sociólogo, escritor e artista plástico Josafá de Orós.

A exposição é itinerante e parte integrante do projeto “Paraíba Grandes Nomes: A Xilogravura e o Cordel, Apresentando Importantes Personalidades do Estado” que já passou pelos municípios de Aparecida, São Bento, Sousa, Sapé, Cajazeiras, Cuité, Barra de Santa Rosa, Gurinhém, Guarabira, Areia, dentre outras cidades, totalizando cerca de 17 municípios, com visitação de centenas de estudantes, professores e o público em geral. É composta por 30 painéis onde são apresentadas as personalidades através da xilogravura e de versos em formato de cordel. Em Sumé, recebe o apoio do CDSA/UFCG e da Escola Agrotécnica de Sumé.

"Em cada lugar temos experiências singulares de interesse do alunado e da população por esses valores paraibanos que de alguma maneira fazem parte do nosso próprio sangue. Pretendemos levar esse projeto para todas as escolas do Estado, senão para todos os municípios", disse Josafá de Orós.

“Para construir um projeto memorialístico dessa magnitude e tão necessário a valorização da nossa cultura e ao fortalecimento do nosso povo, nos debruçamos sobre amplo e maravilhoso acervo, para – feito barro nas mãos do oleiro - moldá-lo, sob a égide do frondoso universo da poesia popular, e apresentarmos nomes tão singulares quanto poderosos que o nosso Estado fartamente vem produzindo ao longo de séculos”. “Com este projeto lançou-se apenas uma ideia e uma provocação”, destaca Josafá, enfatizando que “em algum momento haverá a Paraíba de dignar-se a desenvolver robusto programa memorialístico estadual evidenciando as grandes presenças paraibanas através das suas pontuações originais, dos seus extraordinários feitos, quando não também de suas presenças graciosas e pitorescas, pelos elementos simples que nos engrandecem enquanto povo”.

O projeto é realizado através do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e patrocinado pelo Banco do Nordeste (BNB).

Outras informações sobre o projeto através do e-mail josafadeoros@gmail.com.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 06/12/2013