UFCG é a melhor universidade do estado e a 4ª melhor do Nordeste, aponta Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última sexta-feira, 6, o Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior referentes ao ano de 2012. Os números apontam a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como a melhor universidade do estado da Paraíba e a quarta melhor do Nordeste.

A UFCG obteve conceito 4 (IGC contínuo 3,50), enquanto que as duas outras universidades públicas do estado, a UFPB e a UEPB, obtiveram 3,37 (conceito 4) e 2,72 (conceito 3), respectivamente. A pontuação máxima é 5.

O cálculo inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso no triênio de referência (2010 a 2012) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. Em todo o país, foram avaliadas 2.171 instituições.

Também foram divulgados os dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, a organização didático-pedagógica e o corpo docente, Foram avaliados 8.184 cursos de 1.762 instituições. Da UFCG, foram oito os cursos avaliados: Administração (C. Grande), Administração (Sousa), Direito (Sousa), Ciências Econômicas (C. Grande), Psicologia (C. Grande), Ciências Contábeis (Sousa), Design (C. Grande) e Comunicação Social (C. Grande)

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG, com dados do MEC)

Data: 10/12/2013