Titina Medeiros, que interpretou a Socorro em

Quem não lembra dela, a atriz que interpretou a Socorro na novela "Cheias de Charme" da rede Globo? Isso mesmo, Titina Medeiros, que vem ao V Festival Atos de Teatro Universitário falar do trabalho do grupo do qual participa, os Clowns de Shakespeare (RN), e discutir um pouco sobre as diferenças de interpretação para o teatro e para a televisão. A palestra da atriz acontece no sábado, 07 de dezembro, as 15hs, na sala de vídeo do Sesc Centro.

Natural de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, Izabel Cristina de Medeiros (Titina é um apelido de infância) mudou-se cedo para Acari. Caçula de três filhas, ela deixou a casa dos pais para estudar em Natal, aos 16 anos. Aos 18, entrou para o primeiro grupo de teatro, e chegou a se formar em Jornalismo.

Sua estreia nos palcos aconteceu em 1992, na peça A Bela Adormecida. Titina interpretou incontáveis personagens no teatro, incluindo a Rainha Elizabeth, na premiada peça Sua Incelência, Ricardo III. Dentre outros espetáculos, ela atuou em Dos Prazeres e dos Pedaços, Muito Barulho Por Quase Nada, Roda Chico, e O Príncipe do Barro Branco.

Em 2012, estreou na televisão, e hoje se dedica ao teatro junto ao grupo do qual faz parte, os Clowns de Shakespeare, que em 2013 completou 20 anos de existência.

Os Clowns de Shakespeare

Fundado no ano de 1993 na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa teatral com foco na construção da presença cênica do ator, musicalidade da cena e do corpo, e no teatro popular, sempre numa perspectiva colaborativa.

Mesmo sem trabalhar diretamente com palhaço, a técnica do clown está presente na sua estética, seja na lógica subvertida do mundo, seja na relação direta e verdadeira com a platéia, seja no lirismo que compõe o universo desses seres. Além, é claro, de toda a sua carga cômica.

As comédias shakespearianas vieram a contribuir para essa pesquisa. Sem adotar uma atitude "museológica" sobre o bardo, no entanto sem desrespeitar a sua genialidade, o desafio tem sido encontrar, na universalidade da obra do dramaturgo, o que faz sentido para o grupo.

No seu currículo, o grupo traz importantes conquistas que conferem uma posição de referência na cena potiguar e nordestina.

O V Festival Atos de Teatro Universitário é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Prefeitura Municipal de Campina Grande e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio do Teatro Municipal Severino Cabral, Sesc Paraíba, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Manjericão Trattoria, restaurante Frida Tacos e Creduni.

(Samantha Pimentel - Assessoria de Imprensa do evento)

Data: 05/12/2013