Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional é lançado na UFCG

Pós-graduação é destinada aos servidores técnico-administrativos da instituição

Foi lançado na manhã desta quarta-feira, dia 27, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) que disponibilizará 30 vagas para o mestrado aos servidores técnico-administrativos da instituição, na modalidade à distância.

O vice-reitor Vicemário Simões afirmou que o programa, além de atender ao anseio dos servidores, promove um novo momento na política de qualificação e valorização do corpo técnico que resultará num novo perfil dos servidores. “Um desafio que superaremos e que o sucesso irá repercutir além da representação estatística e do contentamento no contracheque”.

Reflexão ampliada nas palavras do secretário de Recursos Humanos, Homero Gustavo, que ressaltou a participação da UFCG na rede nacional Profiap como um passo adiante na valorização dos técnico-administrativos, política defendida pela reitoria, e que empata a lógica de qualificação entre os servidores técnicos e os docentes.

O programa foi apresentado pela professora Edjane Dias, coordenadora geral de Educação a Distância (Cead) da UFCG.

Programa

Aprovado pela Capes, em março deste ano, o programa faz parte de uma ação multiinstitucional – abrangendo dez universidades - para capacitação dos servidores públicos. O processo seletivo será realizado em três momentos: teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), tendo como corte 200 pontos, para verificar habilidades em português, inglês, e raciocínio lógico, analítico e matemático; uma prova nacional sobre conteúdos de Estado, Sociedade e Administração Pública no Brasil e Teoria das Organizações; e, por fim, uma seleção local.

A estrutura curricular do curso será composta de nove disciplinas, duas delas eletivas, totalizando 405 horas em sala de aula. Os alunos farão teste nacional para verificação de conhecimento, após a conclusão das disciplinas, e apenas os aprovados prosseguirão no processo de formação.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 27.11.13)

Data: 27/11/2013