Aplicativo criado na UFCG vence concurso nacional

Programa mostra locais de atendimento de serviços de interesse público

Brasil Mapeado, este é o nome do aplicativo desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que conquistou o primeiro lugar no 2º Concurso Nacional de Dados Abertos, promovido pelo Ministério do Planejamento.  O resultado foi divulgado na última sexta, dia 22, em Brasília.

Desenvolvido pelos estudantes de Ciência da Computação Daniel Farias Batista Leite e Júlio Henrique Rocha, e pelo professor Cláudio de Souza Baptista, o aplicativo Brasil Mapeado mostra ao cidadão, em um mapa, quais os locais de atendimento de serviços de interesse público estão próximos ao local onde ele se encontra ou a qualquer outro desejado. O cidadão pode ainda selecionar quais tipos de postos de atendimento deseja visualizar no mapa.

O aplicativo utiliza quase todos os conjuntos de dados dos equipamentos públicos e ainda inclui as universidades e institutos federais de ensino superior. Os endereços constantes nessas bases de dados foram geo-codificados para que a sua localização pudesse ser mostrada em um mesmo mapa.

Os vencedores foram premiados com ultrabooks, celulares e mochilas.

Acesse aqui o aplicativo.

O concurso

O Concurso Nacional de Dados Abertos objetiva estimular o desenvolvimento de ferramentas e visualizações baseadas em dados abertos, inclusive as que utilizem como fonte mais de uma base de dados. Nesta segunda edição do evento, foram premiadas soluções em dias modalidades: desenvolvimento de soluções de software interativo, disponíveis na web, que permitam acesso via navegador, inclusive de dispositivos móveis – categoria que a UFCG conquistou o 1º lugar – e desenvolvimento de infográficos baseadas na utilização de dados abertos, disponíveis na web, que permitam acesso via navegador, inclusive de dispositivos móveis.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG -27.11.13)

Data: 27/11/2013