Enade 2013 tem abstenção de 13,7%

Do total de quase 197 mil formandos inscritos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) deste ano, 13,7% não compareceram ao local de prova. Cerca de 170 mil fizeram o exame no último domingo, aplicado em 837 municípios.

O percentual representa uma queda em comparação ao ano passado, quando o índice de abstenção foi de 20,1%. Neste ano, concluintes de quatro cursos tecnológicos e treze da área de saúde - como medicina, farmácia e zootecnia - estavam entre os inscritos.

A cada três anos, o mesmo grupo de graduações é avaliado. Pelo resultado, o curso pode ser punido e proibido de realizar vestibular. A prova é obrigatória para estudantes da rede privada e da rede federal - instituições estaduais podem aderir ao Enade.

Neste ano, a prova teve uma novidade: o Inep, responsável pelo Enade, publicou portaria determinando que o aluno teria de ficar, no mínimo, uma hora na sala para garantir sua participação na prova. Até então, ele podia assinar a presença e ir embora.

(Folha.com)

Data: 25/11/2013