topo_cabecalho
Noites com Chaplin será realizado nesta quinta e sexta em Sumé

O evento é uma parceria entre a UFCG/NEXT/CDSA e outras entidades

 

Em parceria com as instituições francesas MK2, produtora e distribuidora cinematográfica e com Le Ciné Dit, ONG com ações em audiovisual, a Universidade Federal de Campina Grande e o Coletivo Atissar apresentam Noites com Chaplin. O projeto visa a exibição de filmes de Charles Chaplin em 3 cidades do Cariri paraibano. A intenção é difundir o cinema através de um dos seus ícones e propor a diversificação e democratização cultural numa região da Paraíba de pouca oferta de conteúdos artísticos.

 

As exibições serão gratuitas, ocorrerão em espaços públicos sempre as 20h e em Sumé, acontecerá nestes dias 21 e 22 de novembro, na Praça José Américo, no Centro da cidade.

 

O evento já foi realizado na cidade de Zabelê, no último dia 15 de novembro e será realizado em São João do Tigre – Comunidade do Injeitado, no próximo dia 14 de dezembro.

 

O evento Noites com Chaplin tem início com a Organização não Governamental Le Ciné Dit que conseguiu negociar com Geraldine Chaplin, filha de Charles Chaplin, para exibir alguns dos filmes estrelados por seu pai em cidades pelo mundo que apresentam baixa oferta artística e cultural. O projeto, que teve início ainda em 2013, já ocorreu na Colômbia e em seu segundo País desembarca no Brasil, precisamente no Cariri paraibano.

 

A parceria com as instituições francesas não se resumirão a esse evento e já está em andamento a inserção de artistas e profissionais da cultura do Cariri na ONG Le Ciné Dit para serem representantes da ong na Paraíba. Com a MK2 a UFCG está articulando a circulação de audiovisuais paraibanos na França e a realização de intercâmbio de residências artísticas entre a Paraíba e a França.

 

Para maiores informações, falar com professor do CDSA, Vinícius Ramos, pelo telefone (83) 9951-5658 ou pelo e-mail vinimidia@gmail.com.

 

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)


Data: 20/11/2013