UFCG vence Prêmio Santander Universidade Solidária 2013

Projeto premiado visa capacitar catadores para a reciclagem de vidro

Foram anunciados na noite desta terça-feira, dia 19, no Hotel Hyatt, em São Paulo, os vencedores do Prêmio Santander Universidade Solidária 2013. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), concorrendo com mais de 300 finalistas, foi um das oito instituições premiadas.

Na cerimônia, que contou com a presença do ministro da Educação, Aloísio Mercadante, além de gestores universitários e estudantes de todo o país, a UFCG foi representada pelo pró-reitor de Po´s-Graduação, Benemar Alencar, e pela professora Crislene Morais, coordenadora do projeto Organização e Formação de Catadores e Catadoras do Cavi - Autogestão e Sustentabilidade na Reciclagem de Vidros.

Desenvolvido na Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários (IUEES) da UFCG, o projeto receberá R$ 100 mil para o desenvolvimento das atividades de fortalecimento da cadeia da reciclagem e geração de emprego e renda para o grupo de catadoras do Centro de Artes em Vidros (CAVI), do bairro do Mutirão, com ações de assessoria e capacitação em reciclagem de vidros e desenvolvimento de embalagens recicladas.

Os Prêmios Santander Universidades foram lançados em 2005 com o objetivo de reconhecer, incentivar e premiar projetos relevantes de alunos, professores, e pesquisadores. Constam de quatro grandes premiações: Ciência e Inovação, Empreendedorismo, Universidade Solidária e Guia do Estudante.

Em nove edições, foram realizadas, no total, cerca de 29 mil inscrições, premiados 98 projetos e distribuídos R$ 5 milhões em prêmios. Só em 2013 foram inscritos mais de 16.800 projetos, dos quais 21 foram premiados com R$ 2 milhões.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 20.11.13)

Data: 20/11/2013