topo_cabecalho
Professora da UFCG é eleita sócia-correspondente do IHGB

Instituição detém um dos mais valiosos acervos históricos do país

 

A professora Juciene Ricarte Apolinário, da Unidade Acadêmica de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi eleita, na última quinta-feira, 14, sócia-correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), instituição com mais de 167 anos dedicada à reunião e estudo de um dos mais valiosos acervos históricos do país.

 

Ao ser informada pelo presidente do instituto, Dr. Arno Wehling, sobre sua eleição, a pesquisadora revela já ter sido convidada a apresentar proposta de projetos especiais de preservação e difusão de documentação de importância nacional.

 

“Muito me interessam projetos que tratam de questões étnicas, vinculadas às questões indígenas e à história e cultura do negro no Brasil”, declarou, anunciando que também pretende colaborar com a editoração da Revista do IHGB, “uma das mais antigas publicações especializadas do mundo ocidental, publicada desde 1839”.

 

A revista, que tem periodicidade trimensal, destina-se a divulgar a produção do corpo social do instituto, bem como contribuições de historiadores, geógrafos, jornalistas, documentalistas e pesquisadores de um modo geral.

 

O Instituto

 

Fundado em 1838, sob o patronato do imperador D. Pedro II (que fez doações valiosas, cedeu sala no Paço Imperial para sede, em seus passos iniciais, e presidiu mais de 500 sessões), o IHGB disponibiliza aos pesquisadores brasileiros um dos mais expressivos acervos bibliográficos sobre a História do Brasil, composto por livros, periódicos, mapas e mais de 160 mil documentos, entre manuscritos, álbuns, fotos e ilustrações.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 19.11.13)


Data: 19/11/2013