topo_cabecalho
Ford fará seleção de engenheiros na UFCG

Hoje, quinta-feira, 27 de abril, as Unidades Acadêmicas de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, do campus da UFCG localizado na cidade de Campina Grande, PB, recebem uma comitiva da Ford para recrutar engenheiros eletricistas e mecânicos que queiram trabalhar na fábrica da Ford em Camaçari - BA (foto), informa o diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, professor Dr. Wellington Santos Mota.

Na oportunidade, a Ford Motor Company, 3ª maior empresa mundial, com sede nos Estados Unidos, fará o Processo Seletivo para a área de Desenvolvimento do Produto. O Centro de Criação e Desenvolvimento de Produtos da Ford América do Sul é um dos 5 centros mantidos pela Ford em todo o mundo e é responsável pelo design e desenvolvimento dos modelos Ford produzidos em suas fábricas na América do Sul.

Neste evento, a comitiva vai apresentar à comunidade acadêmica da UFCG a estrutura da Ford, através do contato direto com representantes do Centro de Desenvolvimento do Produto daquela empresa, que, posteriormente, farão entrevistas técnicas com os participantes da seleção.

Programação

8h00 - Apresentação da Ford, 9h10 - Apresentação da área de Desenvolvimento do Produto, 10h15 - Teste de Inglês, 12h30 - Entrevistas técnicas.

O Complexo Industrial Ford Nordeste

O Complexo Industrial Ford Nordeste é a nova unidade automobilística que a Ford Brasil, junto a mais de 30 fornecedores, inaugurou em outubro de 2001.

É desse grande empreendimento que sairão os produtos do Projeto Amazon - novos veículos feitos de acordo com as preferências do consumidor brasileiro.

A nova unidade, que também é a 1ª fábrica de automóveis no nordeste, vai gerar produtos mais modernos para o mercado, além de empregos e progresso para o país.

Localizado no município de Camaçari (BA), sua área industrial fica somente a 3 km do Pólo Petroquímico, a 50 km da capital e a 35 km do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador). Seus investimentos totalizaram US$ 1.9 bilhão e seu prazo de construção foi de apenas dois anos , um tempo recorde para uma obra como essa.

Tecnologia de ponta

Tecnologia de última geração, além de um dos mais altos níveis de automação, são características marcantes desse novo complexo - fatores que contribuem para o elevado padrão de eficiência e qualidade de suas operações.

A unidade conta com um modelo de produção inovador, chamado montagem modular sequenciada, um projeto piloto para a Ford Mundial. Seu principal diferencial é a participação de fornecedores diretamente na linha de montagem e no processo de produção e não apenas no fornecimento dos componentes do veículo, compartilhando das instalações e das responsabilidades.

O Complexo Ford Nordeste conta com mais de 512 robôs e sistemas eletromecânicos de automação, que atuam em áreas críticas em termos de segurança e qualidade.
O processo de estamparia é totalmente automatizado, maximizando a segurança e reduzindo a praticamente zero os riscos de acidentes de trabalho.

No setor de montagem da carroceria, sistemas automáticos também controlam mais da metade das operações, incluindo a armação, solda e conferência de geometrias.

A pintura, devido à complexidade e sofisticação de seus equipamentos, é uma instalação-modelo em termos mundiais. Essa é a primeira entre todas as fábricas da Ford no mundo a empregar o sistema Eco-M, com turbinas de alta rotação e quatro robôs que executam a pintura automática da parte externa das carrocerias, com distribuição homogênea e sem desperdício de tinta (à base de água).

Aspectos sociais

O Complexo Industrial Ford Nordeste irá gerar 5.000 empregos diretos, além de 50.000 postos de traballho indiretos quando estiver operando a plena capacidade, em 2005. Isso produz resultados sensíveis na atividade econômica da região, que também está sendo beneficiada com a melhoria da infra-estrutura nas áreas de transporte, educação, saúde e comunicação.

Cerca de 90% dos empregados são da própria região e, especialmente, de Camaçari e Dias D'Ávila, municípios vizinhos à fábrica. O recrutamento respeita a diversidade étnica e cultural da população, sendo que 40% das vagas são destinadas às mulheres e 70% aos afro-descendentes.

Iniciativas ambientais

Desde o início do projeto o cuidado com a preservação ambiental sempre foi tratado como prioridade, com o objetivo de gerar equilíbrio ambiental na região, através de soluções inovadoras.
Entre as ações ambientais incluem-se medidas que também visam o conforto, a segurança e o bem-estar de nossos empregados e colaboradores:

• coleta seletiva de resíduos para reciclagem;
• tratamento de efluentes industriais;
• captação da água de chuva direcionada para alimentação dos novos lagos;
• tratamento térmico de gases da pintura;
• florestamento de uma área de 7 milhões de metros quadrados (dentro e ao redor do Complexo, com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica).

O Complexo Industrial Ford Nordeste ainda é o primeiro da indústria automobilística no Brasil a adotar o processo ecológico de tratamento de esgotos sanitários conhecido como wetlands (ou terras úmidas). Baseado na técnica de despoluição hídrica, através do solo filtrante cultivado com espécies aquíferas, como o arroz, ele permite o reaproveitamento da água resultante do processo de produção na irrigação de jardins e gera biomassa para a produção de adubo, com baixo custo e alta eficiência.

A fábrica se destaca também na área ambiental. Ela possui uma área de 7 milhões de metros quadrados (sendo 2,4 milhões de m2 dentro do Complexo e 4,6 milhões de m2 ao redor do terreno) para o florestamento, na qual já foram plantadas mais de 150.000 mudas de árvores, externamente, e outras 2.500 mudas em áreas internas do Complexo.

Até o primeiro semestre de 2003, o Complexo Industrial Ford Nordeste será certificado pela norma ISO 14001, assim como já são as demais fábricas da Ford no mundo.

(O texto  Complexo Industrial Ford Nordeste foi extraído do site www.ford.com.br)


Data: 25/04/2006