Laboratório da UFCG é destaque na revista Planeta

A edição de outubro da revista Planeta, da Editora Três, traz na capa uma das questões mais cruciais para a humanidade, que pode evoluir para uma catástrofe num futuro não tão distante: a escassez de água potável. A matéria, da jornalista Camila Gomide, intitulada Mar Doce, apresenta como solução a dessalinização das águas dos oceanos e cita casos de sucesso, como o sistema implantado em Israel, onde a água dessalinizada deverá responder por 80% do abastecimento até o ano que vem.

Ao lado das pesquisas realizadas pela Lockheed Martin e pelo Massachussets Institute of Technology, (MIT), dos Estados Unidos, a revista também destaca a importância do trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A dessalinização é apontada pela publicação como “a solução para o sertão”, devido à alta salinidade das águas subterrâneas do semiárido nordestino. “90% dos poços perfurados na região são de água salgada”, observa a revista, afirmando que o professor Kepler França, da UFCG, é parte fundamental do Projeto Água Doce, criado em 2004 pelo Governo Federal. O projeto já beneficia cerca de 100 mil pessoas em 150 comunidades.

Bem longe das terras áridas do Sertão, o sistema de dessalinização de Fernando de Noronha, o maior em uso no Brasil, também é outro exemplo, citado pela revista, da importância das pesquisas desenvolvidas na UFCG. Implantado em parceria com a Companhia de Abastecimento de Água de Pernambuco, o sistema é essencial para a economia do arquipélago, garantindo a presença de turistas durante todo o ano.

A matéria revela ainda que o grande desafio para os pesquisadores é a redução do custo das membranas utilizadas no processo. “Ganharíamos muito se investíssemos em tecnologia própria, sem precisar comprar membranas no exterior”, afirma o professor Kepler. De acordo com a publicação, o Governo Federal deve investir no Projeto Água Doce cerca de R$ 168 milhões para atender 480 mil pessoas, até 2014. Em Israel, são investidos US$ 3,5 bilhões, por ano, em sistemas de dessalinização.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 01.11.13)

Data: 01/11/2013