Unidade de Educação Infantil celebra 35 anos de bons serviços

Há quatro anos, a rotina matinal de Katyusco de Farias Santos é assim: levar sua filha para a escola e depois seguir sua extensa rotina de estudos no doutorado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).  A boa notícia é que a escola da pequena Laís Tachu Farias Santos fica no mesmo local onde estuda o seu pai, na UFCG.

Desde que começou seu doutorado na instituição, Katyusco conseguiu uma vaga para sua filha na Unidade de Educação Infantil (UEI), mantida pela UFCG, que está completando 35 anos de atividades.

“É muito gratificante você poder realizar sua pós-graduação e saber que sua filha também está tendo a mesma qualidade de ensino. Nós percebemos a evolução dela no primeiro ano, no quesito socialização com outras crianças, a questão da alimentação saudável proposta pela unidade e os aprendizados em lidar com texturas, cores, formas geométricas, além das atividades extracurriculares de canto, esportes. São muitos benefícios e evoluções que vemos diariamente”, conta.

UEI

A UEI  funciona desde 1978 e foi regulamentada em 1980 pela então Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus II, através da Portaria R/G nº 007/80.  A unidade atende anualmente 130 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade. São filhos de professores, servidores e alunos de graduação e pós-graduação da universidade. O ingresso na unidade é realizado através de sorteio.

“Nossa unidade tem como objetivo criar um espaço que permita a criança expressar-se de várias formas, interagir com os outros, com os objetos, descobrindo e estabelecendo relações no mundo em que vive. Visa promover uma prática educativa que contribua para o desenvolvimento integral da criança”, explica a coordenadora da UEI, a professora Julita Barbosa Santiago, que está na coordenação da unidade desde 2005.

Nos últimos dez anos, a UEI passou por uma ampla reestruturação. A unidade conta com ambientes climatizados, pátio, biblioteca, setor de pediatria, setor de psicologia, setor de nutrição, cozinha, além da sala da coordenação.

A programação comemorativa foi aberta na última terça, dia 22, com apresentação de grupos de capoeira, oficinas e piqueniques, prosseguindo na quinta, com a Mostra Pedagógica 2013, e nesta sexta, 25, com uma recreação.Será encerrada na próxima terça, dia 29, às 16h30min, com a palestra Mídia, Infância e Consumo, que será ministrada pela professora Raija Maria Vanderlei de Almeida.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG - 25.10.13)

Data: 25/10/2013