UFCG vai promover em dezembro Workshop Internacional sobre o Semiárido brasileiro

Durante os dias 11, 12 e 13 de dezembro, será realizado na Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), em Campina Grande, o I Workshop Internacional sobre o Semiárido brasileiro, promovido pela Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O evento contará com palestras e mesas redondas com convidados com destaque nacional e internacional, além de apresentações de trabalhos técnico-científicos na forma de pôsteres, abordando temas como de semiaridez da região, suas causas e consequências; a previsibilidade das chuvas do semiárido e as políticas públicas para promover a convivência com as secas, como foco na Transposição do Rio São Francisco

Segundo dados oficiais do Ministério da Integração, o Semiárido brasileiro compreende 1.133 municípios de nove estados do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Nessa região, vivem 22 milhões de pessoas que representam 11,8% da população brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa região populosa abriga dificuldades de convivência com o fenômeno natural da seca e a problemática das estiagens prolongadas e suas consequências socioambientais.

Mais informações no site www.aguanosemiarido.com.br

(Skarllety Fernandes - Assessoria de Comunicação do evento)

Data: 22/10/2013