Ex-alunos da UFCG produzem HQ sobre resistência à ocupação alemã na II Guerra

No auge do horror nazista, na Polônia ocupada, a esperança de dois pequenos sobreviventes judeus surge dos escombros da cidade na forma de uma criatura mitológica. Esse é o mote da HQ - ainda sem título - que um grupo de ex-estudantes e integrantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está produzindo. Uma trama que mistura realidade e ficção, tendo como pano de fundo o episódio conhecido como o Levante do Gueto de Varsóvia, ato memorável de resistência judia contra a ocupação alemã durante a II Guerra Mundial.

"Sempre fomos fascinados pelos fatos históricos da II Guerra, e mais ainda por mitologia, seja ela moderna ou antiga. Em meio a muitas conversas, decidimos unir os dois temas numa HQ, coisa também sempre estava em nossos planos, mas que sempre ficávamos adiando. Acho que agora é a hora de concretizarmos nossas ideias", comenta Kleyner Arley, advogado responsável pelo projeto, formado pelo CCJS, campus de Sousa, que conta ainda com a participação do jornalista e designer Kennyo Alex, assessor de imprensa da Reitoria, do professor Rodrigo Motta, do curso de Design, alem do administrador Tércio Azevedo.

O trabalho está apenas começando mas a publicação de algumas imagens na internet fez crescer a curiosidade em torno do projeto. “Todos nós temos várias ocupações profissionais. Além disso, moramos em cidades distantes, o que acaba dificultando as coisas”, explica Kleyner, que atua no Banco do Nordeste em Pombal, no sertão da Paraíba. Tércio, responsável pelo texto, mora em Porto Alegre, RS, enquanto Kennyo e Rodrigo residem em Campina Grande. A expectativa é que a obra seja lançada em 2015.

(Ascom/UFCG)

Data: 17/10/2013