topo_cabecalho
Artigo - EDUCA professor, computa EDUCADOR ...

João Tertuliano*

 

 (entre a TERÇA 15 do PROFESSOR e a SEGUNDA 28 do BARNABÉ, outubro primavera 2013)

 

... É-me mais fácil ENSINAR a vinte pessoas como devem comportar-se do que SER uma das vítimas a seguir minha própria DOUTRINA ...
[W Shakespeare, ato I cena II de O Mercador de Veneza, peça escrita entre 1596 e 1597]

 

... Basta você ler com alguma atenção pra verificar que SÓCRATES era aristotélico, ARISTÓTELES foi profundamente platônico, e PLATÃO, socrático. CRISTO nunca foi cristão, estava mais para apostelismo,e MARX jamais foi marxista, pois isso nele seria de uma VAIDADE ridícula. Marxista foi ENGELS. Engelista [e que nunca ninguém foi porque o NOME não ajuda ...
   [MILLÔR F - BÍBLIA do Caos, L&PM Pocket vol 262 abril de 2013]

 

Algumas lembranças de COMPUTADORES

 

... O computador tem duas operações básicas; o input – tudo que entra – e o output – tudo que sai. O que o input e o output fazem lá dentro é todo o mistério da informática. ...[MILLÔR F - ibidem]

 

Minha 1ª vez foi aos 15 de IDADE, em 1968. No CECINE – Centro de Ensino de Ciências do Nordeste da UFPe em Recife. À época morava na Ilha do LEITE na República do DECANO Fernando Barbosa da FAFIPINHA da Rua da Soledade na Boa Vista, freqüentador assíduo do TPN – Teatro Popular do Nordeste de Hermilo e depois Ariano ARMORIAL, chegado nu ao Redenção da Paraíba em 1927. Meus tios moravam na Ilha do RETIRO, onde aos domingos assistia na TV direto do campus da UFPe na Várzea as disputas automobilísticaas entre extintos DKWs de 2 tempos 3=6 e promissores Gordinis da Willys Overland inspiradores da plataforma FORD CORCEL I cor de mel de Simonal. Fui reprovado no curso de COMPUTAÇÃO nesta inusitada avant-premiére computacional.

 

HOJE, Um cunhado torce pelo SANTA CRUZ no Arruda e o ÍBIS ainda é mundialmente o pior no FUTEBOL. Melhor é passear no DERBY depois que cercaram o Pq 13 de maio. Na  JAQUEIRA e nas ladeiras de OLINDA, mais a praia de BOA VIAGEM. Onde nasci, em Santana nos anos 1950, havia desde 1923 o canarinho IPANEMA At Cb, em 1963 criou-se a As At IPIRANGA. Em Recife, aflito, torcia pelo NÁUTICO e hoje meu time em Pernambuco é o CENTRAL de Caruaru das mesmas cores ou ausências delas no TREZE de Campina.

 

Em 1973, no 3º ano de Engenharia Elétrica com réguas de cálculo e papel log-log consegui vaga num dos cursos de computação da IBM, em seguida passei pelas consultoras Procenge nas Graças dos conterrâneos Guido e Nenoi, em seguida pela Acqua Plan da Madalena dos pernambucanos Raul e Zé Jorge – senador e ministro, três vezes deputado, hoje no TCU ao lado da deputada Ana, a mãe do governador Campos.

 

A SUDENE em Torrões de mudança pra Engenho do Meio resolveu me pagar dez vezes mais, aceitei. Dois anos depois passei pela Maguary Sorvetes em Santo Amaro e pelo CETEPE de volta às Graças, onde conheci Antonino Mongiovi no ano da minha formatura. Ele engenheiro mecânico pela UFPe e mestrando da UFPB em Computação em Campina Grande. viu em mim, no máximo um jogador mediano do Central de Caruaru, pelo menos um potencial atleta de alto rendimento. E dobrou a aposta, tudo eu?

 

Na forte expansão da UFPB entre 1976 e 1980, saltando de 600 para 4 mil professores fui admitido com aval do pró-reitor Álvaro Braga e do reitor Lynaldo durante a abertura de Geisel potencializada por Delfim. Uma trama capaz de pescar Neroaldo na França em trânsito no metrô em Paris recém-doutorado. A vaga oferecida, de professor, me intrigou.

 

E brincavam comigo os sergipanos Dario e Rosângela ... parece que ele sabe mesmo computação, mas ensinar que é bom ... rsRs ... O DSC – Departamento do CCT, e o NPD – Núcleo da Reitoria conviviam no 1º andar da hoje PRE do Prof Luciano – da Física -, antes com Vicemário – da Química- aluno ele e Vimário em 1983. Me pareciam espantados nas aulas de Física Geral III ... computação até que ele sabe, mas Física ... Kkkkk ... Depois aprendi na USP que engenheiros mais dopam que aprendem cálculo e física. De volta a Campina ainda ouço o mantra ... me livrei dos cálculos, me livrei das físicas, sobrevivi ao básico ... fala sério!

 

Em 1977, no Rio em viagem com Itiro e Telmo, fui apresentado a colegas da APPD – Associação de Profissionais de Processamento de Dados à época da marolinha 1964-85. Era moda criar sindicato travestido de associação. Em Brasília, no planalto Geisel e Delfim na esplanada e na USP e sorriam cientes de que havia muito fermento pra pouca farinha, o que fatalmente desuneraria as hordas de combatentes pelas massas famintas na linha de farinha pouca meu pirão primeiro ...

 

Em Campina, percebia tudo se resolver entre guardanapos em bares de ruas e avenidas 2001 e açudes 2002, na Pororoca e no Catolé ... A emoção é a disciplina REBELDE do meu espírito, só liberto dos lábios as palavras prisioneiras do meu coração" ... verso atribuída ao poeta e jurista Raimundo Asfora num dos espaços sob jurisdição do Dr Agnelo e do exímio perito tributário violonista do rock e da MPB Gustavo Porto, meus conhecidos antes do Dr Jairo do PT e Dr Claudionor da Bacia do Rio Paraíba.

 

Deliberávamos veementemente nas mesas do Cuscuz desde Nova Brasília e do Refavela da Afonso Campos, passando no Sol Batidas e no PSIU e também pela firmeza de Zé no Cantinho da sigla por trás em frente à Reitoria. Firme e forte como Alexandre das carnes e Luís do Peixe no Centenário do Visual de Dedé ao largo da Pororoca começada por Brito depois em Santa Rosa. No centro da cidade me invocava o Bom Baiano de Gilmar e Dona Else, da tradição evocada por Seu Manoel da Carne do Sol e Seu Possidônio hoje no Shopping.

 

Professores e Educadores, educação ambiental e sonhadores

 

... Os defeitos do homem são gravados no bronze, as boas qualidades escrevemo-las na água...
[W Shakespeare, Ato IV, cena II, A famosa história da vida do Rei Henrique VII  escrito de 1612 a 1613]

 

Curiosas me parecem a biodiversidade e a sexualidade nas duas idades possíveis, vivendo aqui agora ou depois acolá fomo s’imbora.  E descabidas mostram-se obrigatoriedades tácitas ... naquele tempo, ser jovem e não ser comunista é o mesmo que, hoje, ser jovem e não fumar maconha: corre-se o risco de ser discriminado. Os pais não gostavam, é claro. ... e ainda hoje com recém-assumidas modas tri-polares ... A situação social brasileira é muito parecida com o pós-guerra europeu: famílias destruídas, crianças sem lar, meninos de rua, bandidos, violência ... [Nelson Pereira dos Santos: resistência e esperança de um cinema, Estud. Av. vol.21 No. 59 São Paulo Jan./Apr. 2007, disponível em www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-40142007000100026&script=sci_arttext.]

 

Algumas das minhas referências próximas de professores: Benedito Luciano e Raimundo Freire, Hiran de Melo e Robertinho Siqueira, Edson Guedes e Francisco da Chagas, herdeiros da proficiência ancestral iteana em Campina traduzida em eletricidade de potência e de informação. Da civil chegam boas notícias de Janiro e Carlão, de Carlos Galvão e Márcia Rios, duas gerações. Na computação, reza a lenda, as máquinas fascinam mais que professores e professoras. E mudaram de função digitadores e operadores, analistas e programadores: Serra Pau e Simplício, Teodósio e Leonardo, Ricardo e Evanildo, Dércio e Leônidas, Elisa e Costa, mais Hazencleve e Coutinho, Hamurabi e Fernando entre tantos outros e outras do curso criado em 1973, alongado adiante em bacharelado, hoje com mestrado e doutorado.

 

Os jardins do campus II da UFPB de vento em popa nos anos 1970, generosa e pacientemente planejados e semeados pelo Prof Átila da Matemática deram lugar aos prédios verticalizados do REUNI em aparente calmaria, heterodoxia afim à busca de um caminho alternativo para as especiarias da Índia de Vijay Nain, um excelente conferencista da ioga à física nuclear.

 

O carinho paisagístico com o setor C, de CA a CZ, é tarefa atual de AC Buriti e Jógerson, da física experimental e da agrícola ambiental. Ambos com raízes no mesmo espaço desde os tempos de Julio Golfarb dos bodes no cariri e do hidrogênio na química à época com fundamentos na biologia e na astronomia de Marco Scalco e Gerson, também caçadores do Cometa Halley em 1986 na Praça do Meio do Mundo com vinhos e queijos. Céu claro borrado de leite e luz pela Galáxia em disco no espaço amassódromo a olho nu em semanas de Lua Nova.

 

Divertidas memórias matemáticas ... pegue alguns livros de história e você verificará facilmente que a soma das histórias nacionais não dá como resultado a história universal ... flashes memories de tardes de sábados na FM Campina dos anos 1970, com a simplicidade das AMs pioneiras Cariri, Caturité, e Borborema, ondas eletromagnéticas excitamente físicas, pois ... o branco é a reunião de todas as cores. Da mesma maneira, quando todos os sons se reúnem, fazem isso que se chama o silencio das horas pardas ... EDUCA professor, computa EDUCADOR ... mesmo porque ...eu não gosto de contar VANTAGENS, mas uma coisa posso AFIRMAR: a minha INFÂNCIA foi tão maravilhosa quanto a de qualquer outro MENTIROSO ... [Millôr, ibidem]

 

*  João Tertuliano é professor aposentado da UFCG


Data: 15/10/2013