Reitor da UFCG participa da abertura do FORPROEX/Nordeste

Encontro de Pró-Reitores de Extensão teve início nesta quarta no MAAC

Ao participar da abertura da 41ª edição do Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior (FORPROEX/Nordeste), na noite desta quarta-feira, dia 2, no Museu de Artes Assis Chateaubriand (MAAC), o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, afirmou que planejar e promover ações que potencializem o envolvimento comunidade/universidade e dimensionar o tempo consumido pelo aluno com o estudo são os grandes desafios do fórum.

“É necessário anular no imaginário da comunidade a ideia de que somos uma agência de serviços, e promover o entendimento de que somos, sim, uma agência de formação; que começa a interagir com a sociedade a partir do instante que absorvemos o aluno daquela comunidade, daquele bairro, daquela rua e endereço”.

Numa reflexão sobre como dimensionar o tempo empregado no estudo, em defesa da curricularização das atividades de extensão, Edilson Amorim ressaltou que “os filhos aprendem muito, quando distantes dos pais; da mesma forma, os estudantes aprendem muito quando longe dos professores”.

O encontro, que tem como tema “Curricularização da extensão: Desafio para uma Formação Cidadã”, é  coordenado pela pró-reitora de Extensão da UFCG, Rosilene Montenegro, e segue até esta sexta, dia 4, no Hotel Village, com a realização de conferências e mesas redondas com temas que discutem a ampliação do debate e o desenvolvimento de projetos de extensão.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 03.10.13)

Data: 03/10/2013