topo_cabecalho
Enem: 52% das redações devem ter 3 correções

MEC torna avaliação mais rígida, reduzindo nota de discrepância entre os dois corretores

 

Mais da metade das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve passar por um terceiro corretor neste ano. A estimativa é do próprio Ministério da Educação (MEC), que tornou mais rígido o sistema de correção.

 

As redações são corrigidas por dois corretores e, quando há discrepância, seguem para a terceira leitura. Com as novas regras - que diminuem o limite dessa variação de nota -, o MEC estima que 52% dos textos devam passar pelo terceiro corretor, contra 21% em 2012.

 

Para isso, a pasta anunciou nesta quinta-feira, no lançamento do guia da redação do Enem, um aumento de 70% no número de corretores. Farão parte da banca de avaliadores 9,5 mil profissionais.

 

A redação tem sido o ponto mais polêmico do Enem. No ano passado, o MEC passou a permitir que o estudante tenha acesso ao texto corrigido. Desde então, surgiram redações nota máxima com erros e composições com deboches - um deles trazia uma receita e outro, o hino de um time. Agora, provas com deboche serão zeradas.

 

Já os "desvios gramaticais serão aceitos como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência". Como exemplo, foi mostrado o texto de uma estudante que escreveu "espanhóis" três vezes, uma dela incorretamente. "O entendimento dos nossos especialistas é que isso mostra o completo domínio da norma culta. Você tem uma pessoa jovem sob pressão", disse Luiz Claudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Educacionais (Inep).

 

Guia. Se a discrepância entre os dois primeiros corretores for de mais de 100 pontos, em um total de mil, o texto seguirá para o terceiro. Diferença superior a 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas também levará o texto à revisão.

 

O professor Francisco Platão Savioli, supervisor de redação do Anglo, entende ser positivo os textos passarem por mais corretores. "Três olhares vão ver mais detalhes, leva a uma avaliação mais aguda", diz ele, docente aposentado da USP.

 

No Enem, os corretores fazem parte da formação a distância e as correções, em casa. Neste ano, a capacitação será ampliada de 108 para 136 horas.

 

Guia dos textos

 

Avaliação. Dois corretores dão notas entre 0 e 200 para cada uma das cinco competências avaliadas. A nota final varia entre 0 e 1.000.

 

Discrepância. A diferença máxima entre as notas é de 100 pontos - até 2012, o limite era de 200. Além disso, a diferença nas competências não pode passar de 80 pontos.

 

Outra opinião. Ultrapassado o limite, o texto é levado a um terceiro corretor. Caso persista a discrepância, a avaliação será feita por uma banca com três professores.

 

Nota zero. Desenhos, palavrões, fuga total do tema, desrespeito aos direitos humanos e textos com menos de sete linhas anulam a redação.


Data: 06/09/2013