topo_cabecalho
Palestra na UFCG abordará o cooperativismo

Atividade acontece nesta quinta, dia 05, a partir das 14h, no Centro de Humanidades (CH)

 

O cooperativismo será tema de uma palestra a ser realizada nesta quinta, dia 05, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Intitulada Operárias numa fábrica recuperada: os limites das mudanças, a palestra será proferida pela professora da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACS), Roseli de Fátima Corteletti.

 

Na ocasião, a palestrante analisará a experiência vivenciada pelas mulheres trabalhadoras através do trabalho autogerido em uma fábrica cooperativa voltada para produção têxtil, situada na região da serra gaúcha. A partir dessa experiência serão feitas algumas reflexões teóricas sobre a proposta da economia solidária, suas possibilidades e limites, com ênfase no desenvolvimento do cooperativismo de produção.

 

“Defendemos a tese de que na cooperativa estudada existe um distanciamento significativo dos princípios defendidos pela economia solidária, pois a existência de uma gestão hierarquizada, a forma como as ‘sobras’ são administradas e as condições de trabalho pouco se diferenciam das realizadas em empresas comuns”, adianta a professora.

 

A atividade faz parte do projeto Pet de A a Z, do Programa de Educação Tutorial de Antropologia da UFCG. A palestra está marcada para acontecer a partir das 14h, na sala 15 do Centro de Humanidades (CH).

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 04.09.13)


Data: 04/09/2013