Artigo científico da UFCG lidera ranking internacional de acessos

Um trabalho científico realizado por dois professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lidera a lista dos 20 mais acessados sobre o tema, no ranking internacional da BioMedLib, serviço de busca na internet que acessa milhões de artigos médicos disponíveis na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine).

Desenvolvido por Homero Gustavo e Alana Abrantes Pontes, além de Luís Fernando Adan, da UFBA, o artigo foi publicado no periódico Endocrine Journal, no Japão, em junho de 2012. Discute a aplicação e a qualificação de marcadores moleculares em punções aspirativas por agulha fina no diagnóstico pré-operatório de câncer de tireoide.

Segundo a professora Alana Abrantes, a aplicação dos marcadores moleculares pode evitar que o paciente opere a tireoide sem ser necessário. “A pesquisa está em desenvolvimento, porém tem uma grande relevância científica e trará grandes benefícios para os pacientes”, explica.

(Ascom/UFCG – 04.09.13)

Data: 04/09/2013