topo_cabecalho
Benedito do Rojão canta e toca pandeiro nesta quarta-feira no Centro de Humanidades da UFCG

Benedito do Rojão (foto) vai cantar e tocar pandeiro às 18h de hoje, quarta, 26, no Hall do Subsolo do Centro de Humanidades - CH, da UFCG, no campus localizado na cidade de Campina Grande - PB.  A apresentação de Benedito do Rojão faz parte do projeto Arte no CH, iniciado em março último, que reúne música popular e erudita em dias temáticos. No dia 3 de maio tem apresentação do conjunto Marxvipano, no dia 17 será a vez do Coral Coro em Canto e, para o dia 14 de junho, a atração será o Anima Artis, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia do CH / UFCG. As apresentações são sempre no mesmo horário e local.

Benedito do Rojão

O gênio do ritmo, assim classificado por Ari Lobo, Benedito do Rojão retrata as cidades interioranas nordestinas com uma riqueza de detalhes que algumas músicas chegam a ser registros geográficos. Ele é autenticamente a caricatura dos tempos áureos de Campina Grande. Das vestimentas aos casos contados com tanta saudade. Benedito canta e toca pandeiro, embala o coco, marca o samba e enfatiza o rojão há quase 50 anos. Vencedor do segundo lugar do Forró Fest 2005, Benedito teve o primeiro CD gravado em 2004, resultado de um esforço conjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de parceiros independentes que quiseram registrar as músicas dele. O segundo está sendo feito nos mesmos moldes, se chamará Dançando em Campina e será lançado em junho de 2006.

Marxuvipano

Utilizando o toque dos tambores, tochas de fogo que rasgam o céu e as pessoas, os integrantes da Marxuvipano, que tocam juntos desde 2005 fazem uma mistura de música (independente do estilo) e teatro (independente da atuação), construindo uma performance viva. Letras poéticas, comprometidas com os sentimentos e as revoltas que rodeiam o ser humano, compondo o que há de mais contemporâneo na cena de Campina.   A banda é composta por Tone Nostalgia (compositor e vocalista), Katiúscia Formiga (vocal e violão), Leni (bateria e percussão), GIancarlo (violão), Winsthon (percussão e palhaçadas) e David Sobel (Violão).

Anima Artis

Criado no início de 2005, o Grupo é formado pelos professores e flautistas Romero Damião, Marisa Nóbrega, Helena Guedes, além da pianista Mirtes Pimentel. O Grupo apresenta um repertório exclusivamente de música barroca italiana, do compositor Giuseppe Samartini.


Data: 26/04/2006