Revitalização do Riacho das Piabas será tema de desfile no 7 de setembro

Ação conta com o apoio da UFCG

Com o apoio do Projeto Universidades Cidadãs, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), as escolas municipais Frei Dagoberto, Luis Gomes e Luzia Dantas irão participar do desfile comemorativo à Independência do Brasil, no próximo dia 7 de setembro, com um tema único: a Revitalização do Riacho das Piabas.

As escolas integram a articulação interinstitucional que cobra das autoridades a revitalização do manancial, que, segundo o professor Fernando Garcia, coordenador do projeto, está sofrendo um rápido processo de deterioração, ameaçando uma centena de nascentes de água doce.

“A ideia é despertar a sociedade para a necessidade da revitalização do riacho”, disse o pesquisador, que afirma ser necessário garantir a segurança hídrica da cidade, começando com a despoluição de suas águas.

“Temos vários exemplos de ações ambientais bem-sucedidas espalhadas pelo mundo. O rio Tâmisa, na Inglaterra, por exemplo, foi considerado o mais sujo da Europa no século XIX. Exalava mau cheiro e provocava surtos de cólera. Hoje tem peixes vivendo em toda a sua extensão e faz parte dos passeios turísticos de Londres”, comentou.

O Riacho das Piabas foi fonte de água e alimento para os primeiros habitantes de Campina Grande, que cresceu às suas margens. Ao longo do tempo, tornou-se um imenso esgoto a céu aberto, vítima dos problemas ambientais causados pelo crescimento urbano e industrial. Atualmente canalizado, é para seu leito que escoam os resíduos poluentes de residências e estabelecimentos da região central da cidade.

Além da UFCG, também apoiam a iniciativa o Ministério Público, o 31º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, a ONG Jovem Ambientalista, a Paróquia São Francisco, o Colégio Panorâmico e o Supermercado Ideal.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG – 03.09.13)

Data: 03/09/2013