Alunos do CFP são recebidos pelo reitor Edilson Amorim

Estudantes de Medicina expuseram diversas demandas ao reitor, que se comprometeu em apresentar soluções num prazo estabelecido

Quarenta estudantes de Medicina do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estiveram com o reitor Edilson Amorim apresentando demandas relacionadas ao campo de estágio, internato, contratação de professores e espaços para práticas acadêmicas de pesquisa. O encontro aconteceu na tarde dessa quarta-feira, dia 14, no Auditório José Roberto Borges, na reitoria.

O reitor assumiu compromissos, com prazos estabelecidos para apresentar as soluções, e afirmou que até o final deste ano muito do que foi cobrado, especialmente no quesito campo de estágio para os alunos concluintes, será equalizado com ações concretas - como novos convênios com prefeituras de cidades vizinhas a Cajazeiras e parceria com o governo estadual para ampliação da rede de saúde conveniada.

Edilson Amorim também lembrou que cerca de 15 cidades circunvizinhas, no período das discussões para criação do curso de Medicina em Cajazeiras, comprometeram-se em criar uma rede de apoio - investindo em maternidades, hospitais e postos de saúde – que oportunizasse campo de estágio para os estudantes e, consequentemente, beneficiasse à população daqueles municípios.

Ações políticas, junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para a “quebra” da limitação da carga horária do Internato fora do estado, foram solicitadas pelos estudantes. Pelas regras atuais, apenas 25% da carga horária podem ser realizadas em outra unidade federativa. Edilson Amorim afirmou que, nessa sexta, dia 16, se reunirá com o pró-reitor de Ensino, Luciano Barosi, e o vice-reitor Vicemário Simões para definirem um plano de ação para solucionar a questão.

Professores

A contração de 30 professores para as áreas clínicas também foi cobrada pelos graduandos. Ao comparar números, o reitor disse que, além dos 54 profissionais em atividade, 16 vagas estão com concurso em andamento e há demandas no MEC solicitando outras 80 vagas para a área de Saúde da UFCG, “o que, certamente, suprirá a demanda do CFP”.

Termos

Estudantes e reitor assinaram termos de compromisso, acordando prazos para a solução do problemas apresentados e de exclusividade de utilização do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), do campus de Cajazeiras, para instituições pública de profissionais de saúde, com prioridade para os estudantes da UFCG.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 15.08.13)

Data: 15/08/2013