7 dicas para estudantes que estão começando na faculdade

Se você está começando na faculdade agora, provavelmente está lutando contra uma mistura de sentimentos. Confira 7 dicas que vão ajudá-lo a se comportar de maneira adequada apesar do nervosismo

Começar na universidade representa muitas coisas para os jovens: uns se sentem mais independentes, outros mais inseguros. É comum ter uma mistura de sentimentos influenciando a maneira como você se comporta, mas nesse momento é fundamental manter a cabeça no lugar para garantir que tudo corra de maneira tranquila. Está começando na faculdade agora? Confira 7 dicas para ajudá-lo a se sair bem nos primeiros dias:

1 - Frequente as aulas

Pode parecer uma dica muito óbvia, mas a liberdade que a universidade oferece faz com que essa seja sua última prioridade. Contudo, é preciso manter em mente que um alto número de faltas deixa você em situações complicadas. Você terá de faltar a algumas aulas durante o curso, mas faça isso apenas quando for necessário. Seu objetivo é se formar e isso só será possível com a frequência adequada. Tenha isso claro para si.

2 - Participe dos eventos

Nem todos os eventos promovidos pela faculdade serão úteis para você ou o seu curso, mas tente estar presente naqueles que podem oferecer algum benefício. Isso vai fazer com que você conheça o campus, os professores, seus colegas e alguns deles ainda podem render horas complementares para você.

3 - Assuma riscos

Faça coisas que estejam for a da sua zona de conforto. A universidade também serve para apresentar a você coisas com as quais você não está acostumado, aproveite essa chance para abrir seus horizontes. Lembre-se: a universidade é o ambiente ideal para aprender novas coisas e isso pode ir muito além do conteúdo teórico oferecido na sala de aula.

4 - Participe de aulas sobre temas que você desconhece completamente

Ainda aproveitando o espírito de aprender coisas novas, por que não se inscrever para uma aula eletiva sobre um tema que você desconhece completamente? Isso pode ajudar seu desenvolvimento profissional de alguma maneira e, se em todo caso isso não for possível, você está aprendendo sobre um tema inovador para você.

5 - Aprenda a dizer não

Talvez essa seja uma das habilidades mais desafiadoras para se aprender, mas é essencial. Dizer sim para tudo parece divertido e inovador, mas vai levá-lo a alguns problemas. Suas notas vão cair, seu gerenciamento de tempo será prejudicado e você acabará com a sua reputação.

6 -Peça ajuda antes que seja muito tarde

É comum que as coisas se compliquem na faculdade, devido à quantidade de responsabilidades que surge. Porém, você deve deixar o orgulho de lado e pedir ajuda antes que seja prejudicado de maneira irremediável. Está com dificuldades em uma matéria? Peça a um colega que tire suas dúvidas ou converse com o professor. Está passando por um momento difícil e isso está interferindo no seu rendimento? Encontre alguém com quem você possa desabafar. Isso vai fazer com que você tenha tranquilidade para lidar com os estudos.

7 - Mantenha controle sobre as suas finanças

É muito fácil gastar mais que o esperado na universidade, mas repetir essa prática com frequência vai levá-lo a sérios problemas. Procure manter controle sobre os seus gastos e recebimentos, não deixe que seu dinheiro se perca sem que você note.

(Universia)

Data: 13/08/2013