UFCG promove minicurso e seminário sobre combate a incêndios

De 19 a 23 deste mês, professor da Unicamp trabalha simulações computacionais em plataformas petrolíferas

Simulações computacionais aplicadas à dispersão de poluentes e incêndios em plataformas petrolíferas é o tema do minicurso e seminário promovidos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 19 a 23 de agosto, no Senai, unidade Prata.

Ministrado pelo professor da Unicamp e pesquisador colaborador da Universidade de Cambridge, Sávio Souza Venancio Vianna, as atividades acadêmicas são destinadas a professores, engenheiros, graduandos e pós-graduandos das engenharias Química, Mecânica, Civil, produção e Petróleo, como também de Arquitetura.

Estão sendo oferecidas 50 vagas,  25 vagas o período da tarde - das 13 às 17 horas -, e mais 25, para a noite, das 18 às 22 horas. As inscrições são realizadas na Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção, no Bloco BK1, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Ouras informações com o professor Jefferson Nascimento pelo telefone (83) 8897.7780, Neto Freire (9613.2940) e Lailla Lopes (8626.8227).

Assessor técnico no Caso Kiss

Sávio Souza Venâncio Vianna é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutor em Engenharia Mecânica pela University of Cambridge (2009). É professor da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp e pesquisador colaborador da Universidade de Cambridge.

Com experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em segurança de processo, atuando principalmente na modelagem de escoamentos turbulentos reativos (explosão e incêndio), o professor Sávio Venâncio foi assessor técnico nas investigações sobre o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria-RS, ocorrido no dia 23 de janeiro deste ano.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG – 09.08.13)

Data: 09/08/2013