topo_cabecalho
Pet de Antroplogia promove palestra sobre Max Weber e a India

Atividade será realizada nesta quinta, dia 08, na sala 15 do Hall das Placas do Centro de Humanidades (CH).

 

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Antropologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) continua nesta quinta, dia 08, com o ciclo de palestras promovido pelo projeto Pet de A a Z. A atividade começa sempre a partir das 14h, na sala 15 do Hall das Placas do Centro de Humanidades (CH).

 

Desta vez, o tema a ser debatido será Max Weber e a Índia: rompendo com o eurocentrismo. O palestrante será o professor de Ciências Sociais da UFCG, Arilson Oliveira.

 

Na ocasião, o professor abordará o advento, na Europa, da Indologia, que é o estudo acadêmico das línguas, textos, história e culturas da Ásia Meridional.

 

“Com esse advento, a Índia deixará de ser uma matéria de especulação livre e passará a ser uma disciplina ministrada com regras rígidas, não obstante, etnocentricamente hegelianas. Weber será o único intelectual não-orientalista ligado à investigação histórica e sociológica que tentará transgredir as barreiras impostas pelo academicismo indológico alemão com raízes hegelianas – o que inclui o marxismo –, combatendo a Filosofia da História que desqualificava o Oriente como infantis”, explica o professor.

 

(Ascom/UFCG – 06.08.2013)


Data: 06/08/2013