Primeiro lote do Mais Médicos atende 18% das cidades inscritas

Dos 3.511 municípios que pediram profissionais ao governo federal, 626 foram contemplados nesta fase

Balanço preliminar da primeira rodada de inscrições do programa Mais Médicos indica que 18% das cidades que pediram profissionais ao governo federal serão contempladas.

Dos 3.511 municípios inscritos no programa, 626 tiveram médicos nacionais designados pelo governo. Isso foi possível depois de cruzamento entre as cidades interessadas e as localidades escolhidas pelos profissionais.

Ao total, segundo o Ministério da Saúde, 2.379 médicos brasileiros finalizaram a inscrição nesta primeira rodada.

Desse montante, 507 não conseguiram as cidades pedidas e poderão fazer nova opção até segunda-feira. Outros 119 não seguiram orientação de indicar seis opções de cidades onde gostariam de trabalhar e foram eliminados dessa etapa. Eles poderão concorrer novamente numa segunda rodada, em 15 dias.

Assim, até o momento, 1.753 médicos nacionais participarão do programa. Esses profissionais têm até sábado para confirmar a adesão. O número final de médicos e cidades contemplados, no entanto, deve mudar.

Na próxima semana, será aberta aos médicos formados no exterior a escolha pelas cidades não atendidas.

Fizeram a pré-inscrição no Mais Médicos 18.450 profissionais, quase 90% deles atuando hoje no Brasil. O número inicial chegava a superar a demanda de médicos pelos municípios inscritos, de 15.460 médicos.

O próprio Ministério da Saúde reconhece que a demanda permanece grande. "Esse resultado deve preencher apenas 11% dessa expectativa, deixando 13.707 postos ociosos em 2.885 cidades", diz a pasta em nota.

Novo processo de seleção ocorrerá em duas semanas.

Pelo país

O resultado preliminar indica que 24 capitais, como Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília, serão contempladas com médicos. Ao todo, 41 profissionais foram designados para a capital paulista.

O balanço mostra ainda que foram atendidas 159 cidades em regiões metropolitanas, 68 cidades da lista de municípios de maior vulnerabilidade social e 375 cidades com pelo menos 20% da população em situação de extrema pobreza.

Todos os municípios escolhidos foram os tidos como prioritários pelo governo.

Segundo o ministério, os Estados com mais médicos designados pelo programa são Bahia (161), Minas Gerais (159), São Paulo (141), Ceará (138) e Goiás (117).

(JohannaNublat e Flávia Foreque/Folha de S.Paulo)

Data: 02/08/2013